8 de set. de 2011

36 Rainbow Cupcake

Neste módulo, você vai encontrar uma receita de cupcake, um pequeno bolo tipicamente americano. Acompanham a receita algumas questões (com sugestões de respostas), além de material de apoio (vocabulário e apostila gramatical) e material complementar (vídeos, jogos, animações, etc.). A apostila gramatical deste módulo aborda os numerais cardinais e fracionários. Bons estudos!

Observação: Os números ordinais (ordinal numbers) já foram abordados no Módulo 31.



Rainbow Cupcakes

Ingredients
Two and a half cups of all-purpose flour
Two teaspoons of baking powder
A half teaspoon of baking soda
A half teaspoon of salt
A half cup of milk
A half cup of vegetable oil
A half teaspoon of vanilla extract
A half cup of butter
A half cup of white sugar
Three eggs at room temperature
Red food coloring
Blue food coloring
Green food coloring
Yellow food coloring
Directions

Step One

Preheat an oven to 350 degrees F (175 degrees C). Line two 12 cup muffin pans with paper baking cups. Stir together the flour, baking powder, baking soda, and salt in a large bowl. Whisk together the milk, vegetable oil, and vanilla extract in a separate bowl until evenly blended; set aside.

Step Two

Beat the butter and sugar with an electric mixer in a large bowl until light and fluffy. The mixture should be noticeably lighter in color. Add the room-temperature eggs one at a time, allowing each egg to blend into the butter mixture before adding the next. Pour in the flour mixture alternately with the milk mixture, mixing until just incorporated.

Step Three

Divide the cake batter into four separate bowls. Add a few drops of food coloring into one bowl of batter and stir; add more food coloring, if necessary, to reach the desired shade. Repeat with the remaining colors and bowls of batter.

Step Four

Using a different spoon for each color batter, spoon a small spoonful of each color into the cupcake liners, until a half to a quarter full. Do not mix the batter once it is in the cupcake liner. Bake in the preheated oven until a toothpick inserted into the cake comes clean, about 15 to 20 minutes.

Servings per Recipe: 24


Nota cultural: A primeira menção do cupcake que se tem notícia é de 1796, quando uma anotação de receita de "um bolo para ser assado em pequenas xícaras" foi escrito em American Cookery por Amelia Simms.


QUESTÕES

1 – Segundo as instruções da receita, a qual temperatura o forno deve ser pré-aquecido?
2 – Qual ingrediente deve estar a temperatura ambiente?
3 – Em quantas partes diferentes a massa deve ser dividida?
4 – Quantas filas de formas a receita pede para alinhar? E quantas formas deve haver em cada fila?
5 – Qual é o tempo indicado para assar os cupcakes? E como saber que ele está pronto?
6 – Quantas porções esta receita pode render?
7 – No texto, aparecem dois tipos diferentes de numerais: os cardinais e os fracionários. No Módulo 31, já vimos os ordinais que indicam a ordem de um elemento dentro de um conjunto (first, second, third, etc. = primeiro, segundo, terceiro, etc.) Você consegue depreender qual(is) a(s) semelhança(s) e a(s) diferença(s) entre os cardinais e os fracionários a partir do texto?

RESPOSTAS SUGERIDAS (clique em "exibir")

1 – A receita diz, no passo um, que o forno deve ser pré-aquecido a temperatura de 175° C.
2 – O ovo é o ingrediente que deve ser adicionado a temperatura ambiente.
3 – Seguindo o passo três da receita, a massa deve ser separada em quatro partes que posteriormente serão coloridas por quatro corantes diferentes.
4 – O passo um pede para alinhar as formas em duas filas e em cada uma destas duas filas deve haver doze formas.
5 – O passo quatro indica um tempo entre 15 e 20 minutos para assar os cupcakes. E para saber o momento que está pronto, o texto sugere, que se insira um palito de dente até que o mesmo saia limpo, isto só ocorre quando o cupcake está pronto.
6 – A receita rende 24 porções.
7 – Ambos têm função de quantificar, por exemplo: Two teaspoons of baking powder = Duas colheres de bicarbonato de sódio e A half cup of milk = Meia xícara de leite. Mas apesar de exercerem a mesma função, a quantitativa, o primeiro é um número cardinal e equivale a um número inteiro, uma unidade sem divisão, enquanto o segundo é um número fracionário, que se apresenta como fração, ou seja, uma das partes menores em que se dividiu uma unidade.


VOCABULÁRIO

Glossário monolíngue (inglês-inglês)
allow: to permit.
aside: If you put or set something aside, you do not use it now, but keep it to use later.
bake: to cook inside a cooker, without using added liquid or fat.
batter: a mixture of flour, milk, and often eggs used to make cakes and pancakes.
beat: to mix food using hard, quick movements.
blend: to mix together or combine.
bowl: a round container that is open at the top and is used esp. to hold liquids or other food, or the food it contains.
butter: a pale yellow, fatty solid made from cream that is spread on bread or used in cooking.
cup: a small, round container, usually with a handle, used esp. for hot drinks such as coffee and tea, A cup is also a unit of measure equal to half a pint and often used in cooking.
degree: an amount or level of something.
desire:  a strong feeling that you want something.
drop: to let something fall.
evenly: in a continuous or regular way.
flour: a powder made from grain that is used to make bread, cakes, and other food.
fluffy: light and full of air, or soft and furry.
incorporate: to include something within something else.
line: a group of people or things arranged in a row.
mixer: a machine that mixes things.
muffin: a small, round, usually sweet bread, baked in a pan.
oven:  part of a stove that is box-shaped with a door, in which food is baked or heated, or a separate device with this shape and use.
pan: any of various types of metal containers, usually not deep, used for cooking food.
powder: a dry substance made of many small, loose grains.
preheat: to heat something before using it.
reach: to get to a particular level, situation, etc.
remain: to continue to exist when other parts or other things no longer exist room temperature: the normal temperature inside a building.
spoonful: the amount of something which can be held on a spoon.
stir: to mix liquids or other substances, or to move an object such as a spoon in a circular movement.
teaspoon: a small spoon used to stir (= mix) tea or coffee in a cup.
toothpick: a small, thin stick that you use to remove pieces of food from between your teeth.
vanilla: a substance made from the seeds of a plant, used to give flavor to sweet foods.
whisk:  to take something or someone somewhere else suddenly and quickly.
all-purpose flour: flour that contains no chemical to make cakes rise (= become large when cooked).
baking powder: bicarbonate of soda.
baking soda: a mixture of powders used to make cakes rise and become light when they are baked.
food coloring: is any dye, pigment or substance that imparts color when it is added to food or drink.


Glossário bilíngue (inglês-português)
allow: permitir.
aside: aparte, reservar, de lado.
bake: ato de cozer, assar, cozer.
batter: massa de farinha com ovos e leite.
beat: misturar comida com movimentos fortes e rápidos.
blend: misturar, combinar, fazer mistura, combinar bem, harmonizar.
bowl: tigela.
butter: manteiga.
cupxícara, o que cabe numa xícara.
degree: grau.
desire:  desejo, apetite, vontade.
drop: despejar, deixar cair alguma coisa, cair, pôr, colocar, deixar cair repentinamente.
evenly: uniformemente.
flour: farinha, farinha fina, farinha de trigo.
fluffy: claro e cheio de ar,  fofo, leve, macio.
incorporate: incorporar, unir, ligar, reunir, juntar.
line: alinhar-se, formar em linha, formar fila, enfileirar.
mixer: misturador, batedeira.
muffin: bolinho leve e doce.
oven:  forno.
pan: frigideira, panela. 
powder: pó.
preheat: pré-aquecer.
reach: alcançar, atingir, chegar a.
remain: sobrar, restar.
spoonful: colher cheia, colherada.
stir: ato de mexer com uma colher
teaspoon: colher de chá
toothpick: palito de dente
vanilla: baunilha
whisk: bater ovos, creme, etc.
all-purpose flour: farinha que não contém nenhum aditivo químico para o crescimento da massa
baking powder: bicarbonato de sódio
baking soda: uma mistura de pós utilizada para fazer a massa crescer e clarear enquanto assa
food coloring: tintura, pigmento ou substância que confere cor quando adicionada a comidas ou bebidas.
room temperature: temperatura ambiente.


APOSTILA GRAMATICAL


Numerais Cardinais e Fracionários – Cardinal and Fractional Numbers

1. Números Cardinais

cardinal indica o número ou quantidade dos elementos constituintes de um conjunto. É interessante destacar que se diferencia do ordinal, porque o ordinal introduz ordem e dá ideia de hierarquia: first, second, third, etc. O cardinal, por sua vez, nomeia o número de elementos constituintes: two girls, twenty-one computers, a hundred miles, etc.

Em inglês os números de 0 a 12 são:

Inglês
Português
Zero
Zero
One
Um
Two
Dois
Three
Três
Four
Quatro
Five
Cinco
Six
Seis
Seven
Sete
Eight
Oito
Nine
Nove
Ten
Dez
Eleven
Onze
Twelve
Doze

Os números entre treze (thirteen) e dezenove (nineteen) possuem a terminação -teen, que corresponde à sílaba tônica (a mais marcada na pronúncia).

Inglês
Português
Thirteen
Treze
Fourteen
Quatorze
Fifteen
Quinze
Sixteen
Dezesseis
Seventeen
Dezessete
Eighteen
Dezoito
Nineteen
Dezenove

As dezenas, com exceção do dez (ten), são sempre terminadas em ty:

Inglês
Português
Twenty
Vinte
Thirty
Trinta
Forty
Quarenta
Fifty
Cinquenta
Sixty
Sessenta
Seventy
Setenta
Eighty
Oitenta
Ninety
Noventa

Em inglês, os números a partir de vinte e um (twenty-one) que não são dezenas (thirty, fourty, etc.) formam-se por justaposição de dezena mais unidade com uso de hífen:

27 = twenty-seven
33 = thirty-three
45 = forty-five
54 = fifty-four
68 = sixty-eight
72 = seventy-two
89 = eighty-nine
96 = ninety-six

As centenas são escritas da forma “uma centena” (one hundred), “duas centenas” (two hundred), etc. e não possuem nomes próprios “cem”, “trezentos”, etc. como no português. Portanto:

100 = one hundred
200 = two hundred
500 = five hundred

A casa dos milhares funciona da mesma forma, apenas trocando hundred por thousand. Como em português, a unidade é seguida por um determinante (mil em português e thousand inglês) para apontar sua grandeza:

1000 = one thousand
2000 = two thoudsand
800 = eight thousand

E as unidades de milhões, bilhões, trilhões, etc. (milions, billions, trillions, etc.) funcionam da mesma maneira também, só trocando por million, billion, trillion, etc:
 
1,000,000 = three million
3,000,000,000 = one billion
8,000,000,000,000 = eight trillion

IMPORTANTE!

Em inglês a pontuação dos números é diferente da nossa: onde usamos vírgula, utiliza-se ponto e onde usamos ponto, utiliza-se vírgula. Exemplos:

Português
Inglês
1.000 (mil)
1,000 (one/a thousand)
1.000.000 (um milhão)
1,000,000 (one/a million)
1.000.000.000 (um bilhão)
1,000,000,000 (one/a billion)
3,1415 (pi)
3.1415
0,5 (zero vírgula cinco)
0.5 (zero point five)
R$ 2.770,50
US$ 1,345.50 

ATENÇÃO!

A ou one? Com números a partir de cem, é possível optar por falar de duas formas: com a (um = artigo indefinido) ou com one (um = numeral) no início do número. One é mais formal e preciso e pode enfatizar o valor. Compare os dois exemplos:

The total cost was one hundred and sixty pounds exactly. (valor exato)
It cost about a hundred and fifty quid. (valor aproximado)

A thousand pode ser empregado sozinho e antes de and, mas não soa natural utilizá-lo antes de centenas. Veja:

a/one thousand
a/one thousand and forty nine (antes de dezena)
one thousand, six hundred and two (mais natural que a thousand, six hundred and two.)

And: Com números acima de cem é necessário acrescentar and (e) antes das dezenas. Este elemento de ligação and é pronunciado como /n/, ficando a sílaba tônica no último número. Numa conversa informal, o and pode ser omitido:

a/one hundred and twenty
five hundred and sixty three
eight hundred and eight-one

1.2. Singular ou Plural?

As palavras dozen (dúzia), hundredthousandmillion e billion permanecem no singular quando posicionados depois de um número cardinal, ou das expressões several a few. Nesses casos, a preposição of não aparece. No entanto, serão escritas no plural quando se tem dozens of, hundreds ofthousands ofmillions ofbillions of (dezenas, centenas, milhares, milhões e bilhões). Compare:

sem of!
 com of!
seven dozen eggs (sete dúzias de ovos)
dozens of eggs (dúzias de ovos)
nine hundred people (novecentas pessoas)
hundreds of people (centenas de pessoas)
twelve thousand cars (doze mil carros)
thousands of cars (milhares de carros)
ten million euros (dez milhões de euros)
millions of euros (milhões de euros)
two billion of species (dois bilhões de espécies)
billions of species (bilhões de espécies)
several hundred houses (várias centenas de casas)
hundreds of houses (centenas de casas)
a few million years (alguns milhões de anos)
millions of years (milhões de anos)

É comum utilizarmos as dezenas (20, 30, 40 etc.) no plural para designar décadas, idade ou período de tempo aproximado:
in the fifties (nos anos cinquenta.)
in the eihghties (nos anos oitenta.)
Jane got married when she was in her thirties. (Jane se casou quando estava na casa dos trinta.)
Mr. Castro moved to Salvador in the seventies.  (O senhor Castro se mudou para Salvador nos anos setenta.)
Robert is in his sixties and is still very energetic. (Robert é sessentão e ainda é muito ativo.)

2. Números Fracionários

Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de um valor que é dividido por um determinado número de partes iguais entre si.. É um conceito de relações de proporções entre partes do objeto e ele inteiro.

2.1. Componentes de uma Fração

numerator = numerador 
denominator = denominador

2.2. Lendo as Frações

O numerador (numerator) é pronunciado como um número cardinal enquanto o denominador (denominator) como um ordinal. Exemplos:

1/12  one twelfh (um doze avos)
1/16  one sixteenth (um dezesseis avos)
4/5  four fifths (quatro quintos) 
9/10  nine tenths (nove décimos)

O half é utilizado no lugar de second e às vezes quarter no lugar de fourth. Exemplos:

1/2 a half or one half (metade)
1/3 a third or one third (um terço)
1/4: a quarter or one quarter (um quarto) 
3/4  three quarters (três quartos)

E para as frações em que o numerador é maior que um o denominador vai para o plural com uso do sufixo –s. Exemplos:

2/3  two thirds (dois terços)
4/5 four fifths (quatro quintos)
3/7 three sevenths (três sétimos)

Frações em inglês também são escritas com hífen entre numerador e demoninador, por exemplo:

1/5 one-fifth (um quinto)
2/7 two-sevenths (dois sétimos)
3/8 three- eights (três oitavos)

2.3. Frações mais complexas 

Para dizer frações com denominadores mais complexos, usamos a preposição over (sobre):

26/78  twenty-six over seventy-eight (vinte e seis sobre setente e oito)
41/164   forty-one over one six four/one hundred and sixty-four* (quarenta e um sobre cento e sessenta e quatro)

*Observe que não é preciso falar literalmente o número do denominador (one hundred and sixty-four), pronunciar um número de cada vez simplifica na hora em que aparecerem denominadores altos.


TESTE SEUS CONHECIMENTOS!

1. Pratique a leitura dos números cardinais em inglês. 
Pratique com auxílio e as explicações de um professor a leitura dos números em inglês.


2. Arremesse o professor!
Resolva os cálculos de soma e subtração e construa uma catapulta para arremessar o professor. Boa sorte!
 

3. Resolva a soma!
Resolva a somatória, escrevendo por extenso na linha pontilhada o resultado. O jogo possui três níveis iniciante, intermediário e médio; para conferir se sua resposta está correta clique em check e para uma nova questão clique em new game. Bom jogo! 


MATERIAL COMPLEMENTAR

Vídeo: Neste vídeo você verá a confeiteira Amanda Oakleaf ensinar passo a passo como fazer um delicioso rainbow cupcake. Caso tenha dificuldades de entender o que ela diz, há na caixa de informações, no Youtube, um texto com as falas da Amanda, incluindo a receita. Tente primeiro compreender sem o texto.



Vídeo: Assista aqui uma vídeoaula onde é dada a diferença de usos entre os numerais e também uma explicação sucinta das aplicações dos números cardinais em inglês.

 
Jogo da memória: Encontre os correspondentes por extenso dos numerais arábicos.

Ligue:
O game apresenta uma soma, você deve resolvê-la e liga-la ao resultado correto. Mas cuidado, há um curto tempo para isto. Os números variam de 1 a 12.

Ligue: O game apresenta uma soma, você deve resolvê-la e liga-la ao resultado correto. Mas cuidado, há um curto tempo para isto. Os números variam de 13 a 20.

Ligue: O game apresenta uma soma, você deve resolvê-la e liga-la ao resultado correto. Mas cuidado, há um curto tempo para isto. Os números variam de 0 a 100.

Combine os pares: Faça a combinação dos numerais arábicos e por extenso de um a dez nesse exercício.
 
Siga os números: Nesse jogo você ouvirá um número e deverá clicar no castelo com a numeração correspondente. Quanto mais rápido for, mais alta será sua pontuação! Bom jogo!

Lance as espaçonaves: Faça o lançamento das espaçonaves seguindo o número correspondente por extenso. Aperte next (próximo) para prosseguir caso não encontre o número correspondente ou já tenha efetuado a correspondência. Divirta-se!

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS

1.
 InfoEscola
2. ESL Puzzles

Módulo Anterior                                                                                                     Próximo Módulo