29 de ago. de 2010

25 Good dog!

Neste módulo, você vai encontrar um cartoon (quadrinho) bem humorado. Acompanham o texto algumas questões (com sugestões de respostas), além de material de apoio (vocabulário e apostila gramatical) e material complementar (vídeos, jogos, animações, etc.). A apostila gramatical deste módulo aborda verbos auxiliares e respostas curtas. Bons estudos!




(cartoon retirado de ESL Jokes)

QUESTÕES

1 – Coloque verdadeiro (V) ou falso (F) nas sentenças abaixo, com base no que você entendeu do cartoon:
O cachorro da mulher é manso.
O cachorro da mulher morde às vezes.
O cachorro da mulher gosta de pessoas.
A mulher mente para o homem no cartoon.
O cachorro presente no cartoon pertence à mulher.

2 – Explique o cartoon acima (procure explicar o humor).

3 – A mulher se refere ao seu cachorro usando o pronome he. Está errado?

4 – Observe as seguintes perguntas e respostas retiradas do cartoon:
  • "- Is your dog friendly?" "- Yes, he is".
  • "- Does your dog bite?" "- No, he doesn't".
  • "- Can I touch your dog?" "Yes, you can".
Agora responda:
a) O que é possível afirmar sobre as palavras em negrito?
b) A mulher poderia ter simplesmente respondido "yes" ou "no"?

5 – Ligue as perguntas com as respostas.
A. Do you like dogs? Yes, she does.
B. Are you a dog person? No, they don't.
C. Do these people have dogs? No, he doesn't.
D. Does your dog bite? Yes, I do.
E. Does Ana like cats? No, I'm not.
F. Is your dog friendly? Yes, he is.

6 – Complete as lacunas com short answers (respostas curtas):
a) Can Mike touch the dog? No, .
b) Is Ana's dog friendly? Yes, .
c) Am I late? Yes, .
d) Does Andy have a dog? No, .
e) Are these people all your friends? Yes, .

RESPOSTAS SUGERIDAS (clique em "exibir")
1 – O cachorro da mulher é manso: VERDADEIRO ("he's very friendly").
O cachorro da mulher morde às vezes: FALSO ("he never bites").
O cachorro da mulher gosta de pessoas: VERDADEIRO ("he likes people")
A mulher mente para o homem no cartoon: FALSO.
O cachorro presente no cartoon pertence à mulher: FALSO ("that's not my dog").
2 – O homem faz perguntas à mulher a respeito de um cachorro que está com ela. O homem faz perguntas sobre o cachorro – se ele é manso, se ele morde, etc. – e a mulher lhe responde, dizendo que seu cachorro é manso, que não morde, que ele gosta de gente, etc. Contudo, a mulher está respondendo sobre o cachorro DELA, que não está presente no cartoon. O cachorro do cartoon não é da mulher e também não é nada amigável, pois ele ataca o homem. O humor portanto está nisto: o homem pergunta sobre um cachorro, enquanto a mulher lhe responde sobre outro. O resultado dessa confusão é que o homem acaba se dando mal!
3 – Não está errado usar he ou she para animais, quando estes são animais de estimação. Para animais selvagens, é mais comum usar o pronome it.
4 – a) As palavras em negrito estão presentes tanto nas perguntas, quanto nas respostas.
b) Sim, mas soa mais natural e mais educado responder a pergunta da forma como ela respondeu.
5 – E C D A B F.
6 – a) he can't.
b) he/she/it is.
c) you are.
d) he doesn't.
e) they are.


VOCABULÁRIO

Glossário monolíngue (inglês-inglês)

bite: to use your teeth to cut into something or someone.
friendly: behaving in a pleasant, kind way towards someone.
never: not at any time or not on any occasion.
people: men, women and children.
right: correct.
say (past: said): to pronounce words or sounds, to express a thought, opinion, or suggestion.
touch: to put your hand onto and off something or someone.
very: to a great degree or extremely.
excuse me: a polite way of attracting the attention, especially of someone you do not know.


Glossário bilíngue (inglês-português)
bite: morder.
friendly: amigável, manso.
never: nunca.
people: pessoas.
right: certo.
say (passado: said): dizer, falar.
touch: tocar, passar a mão.
very: muito.
excuse me: com licença.


APOSTILA GRAMATICAL
Verbos auxiliares

1. Quais são

Podem ser verbos auxiliares os verbos to be (be, am, is, are, was, were, been, being) , to do (do, does, did), to have (have, has, had) e os verbos modais (can, could, may, might, must, ought to, shall, should, will, would).

Apresentamos abaixo um quadro com vários tempos verbais, acompanhados de exemplos de frases. Os verbos auxiliares estão em destaque. Para ver uma lista mais completa, clique aqui.

Tempo verbal
Exemplos
Presente simples
Do you have a dog?
Passado simples
Did you have a dog?
Presente contínuo
You are touching the dog.
Passado contínuo
You were touching the dog.
Presente perfeito
You have played with the dog.
Passado perfeito
You had played with the dog.
Presente perfeito contínuo
You have been feeding the dog.
Verbos modais
You can touch the dog.
You must feed the dog.
You should feed the dog.
You will have a dog.

Mas atenção: os verbos to be, to do e to have também podem funcionar como verbo principal, como nas frases abaixo:

Your dog is friendly.
He has a dog.
We did the homework.

2. Para que servem

Os verbos auxiliares servem para “auxiliar” o verbo principal.

2.1 Indicando o tempo em que está a frase:

Do you have a dog? = Você tem um cachorro?
Did you have a dog? = Você tinha um cachorro?
Will you have a dog? = Você terá um cachorro?
Would you have a dog? = Você teria um cachorro?

2.2 Formando a interrogativa e negativa, no presente e no passado simples com verbos de ação. Nesses tempos verbais, o verbo auxiliar é o to do (do, does, did).

Do you like dogs? - I do not like dogs.
Does he like dogs? - He does not like dogs.
Did they like dogs? - They did not like dogs.

Observação: na afirmativa no presente e no passado simples com verbos de ação, o verbo to do (do, does, did) fica implícito: I (do) like dogs. Ele só será explícito quando queremos enfatizar aquilo que o verbo principal expressa. Por exemplo, alguém pergunta para você: "Why don't you like dogs?", mas você gosta de cachorro. Então você responde: "But I do like dogs!".

3. O significado dos verbos auxiliares

Alguns verbos auxiliares não têm um significado próprio na frase, isto é, às vezes um auxiliar não possui sentido isoladamente.

Do you have a dog? = Você tem um cachorro?

You have played with the dog. = Você brincou com o cachorro.

Os verbos auxiliares podem ou não mudar o sentido do verbo principal. Os verbos modais, por exemplo, podem mudar ou completar o sentido do verbo principal, sendo usados para indicar capacidade, habilidade, obrigação, permissão, possibilidade, etc.

4. Respostas curtas (short answers)

Na resposta a uma pergunta com "sim" e "não", você pode dar uma resposta longa (long answer) ou uma resposta curta (short answer).

Have you been feeding your dog every day?
Resposta longa positiva: Yes, I have been feeding my dog every day.
Resposta curta positiva: Yes, I have.
Resposta longa negativa: No, I haven't been feeding my dog every day.
Resposta curta negativa: No, I haven't.

Does your dog like people?
Resposta longa positiva: Yes, he likes people.
Resposta curta positiva: Yes, he does.
Resposta longa negativa: No, he doesn't like people.
Resposta curta negativa: No, he doesn't.

As respostas curtas são bem mais comuns, pois elas evitam a repetição e são mais práticas.

Pergunta
Resposta curta positiva
Resposta curta negativa
Are you feeding the dog?
Yes, I am.
No, I'm not.
Is this your dog?
Yes, it is.
No, it isn't.
Does Bidu like people?
Yes, he does.
No, he doesn't.
Have they ever had a pet?
Yes, they have.
No, they haven't.
Can I touch your dog?
Yes, you can.
No, you can't.

Nas respostas curtas positivas, não se usa a forma contraída:

Are you feeding the dog? [Yes, I'm.] Yes, I am.
Have they ever had a pet? [Yes, they’ve] Yes, they have.

Posso responder simplesmente "yes" ou "no"? Pode, MAS não soa muito natural para falantes nativos e, além disso, você pode parecer um pouco mal-educado e grosseiro. A melhor opção é acompanhar o yes / no com um verbo auxiliar.


TESTE SEUS CONHECIMENTOS!

1. Basquete
Neste jogo de basquete, você primeiro escolhe se quer tentar fazer uma cesta de 1, 2 ou 3 pontos. Para fazer a cesta, você deve antes responder uma pergunta e acertá-la. Enquanto você não acertar a pergunta, a bola não irá entrar na cesta. Se você errar a pergunta, você tem a chance de respondê-la de novo. Para a cesta de 3 pontos, as perguntas são mais difíceis. Para a de 1 ponto, as perguntas são mais fáceis. E, para a de 2 pontos, as perguntas são medianas. As perguntas estão relacionadas com verbos auxiliares (lembre-se de que verbos modais também são verbos auxiliares). Have fun!



2. Ligue as frases
Neste exercício, você deve ligar as perguntas com suas respectivas respostas curtas, no presente simples (com verbos de ação).


3. Complete as frases
Neste exercício, você deve digitar nos espaços em branco algumas short answers (respostas curtas) no no presente contínuo para completar as frases.



4. Do, does, don't ou doesn't
Neste exercício, você deve completar os espaços em branco com o verbo auxiliar to do (do, does, don't ou doesn't).


MATERIAL COMPLEMENTAR

Vídeo: Assista abaixo ao vídeo "Auxiliary Verbs - English Grammar", para ver uma explicação sobre verbos auxiliares, com bastante exemplos.


Jogo - Quem quer ser um milionário: Neste jogo, você deve responder as perguntas, escolhendo uma dentre as quatro alternativas dadas. Nas perguntas, você receberá uma frase e deverá apontar qual é o verbo auxiliar da frase. Mas, lembre-se: é possível uma frase ter mais de um verbo auxiliar. Para ajudá-lo, há três dicas (hints) disponíveis. Se você acertar, você ganha uma certa quantia em dinheiro. Se errar, o jogo volta pro início. Será que você consegue chegar no milhão?! Good luck!

Exercício - Complete as frases: Neste exercício, você deve digitar nos espaços em branco algumas short answers (respostas curtas) presente simples (com verbos de ação) para completar as frases.

Exercício - Ligue as frases: Neste exercício, você deve ligar as perguntas com suas respectivas short answers (respostas curtas). Há frases em dois tempos verbais diferentes misturadas: presente simples e presente contínuo.

Exercício - Ligue as frases: Neste exercício, você deve ligar as perguntas com suas respectivas respostas. O tempo verbal é o present perfect.

Exercício - Ligue as frases: Neste exercício, você deve ligar as perguntas com suas respectivas respostas. Há vários tempos verbais diferentes.

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS:

6. Dicionário bilíngue online - Michaelis

Módulo Anterior                                                                                                     Próximo Módulo