2 de set. de 2010

6 Nega Maluca

Neste módulo, você vai encontrar uma receita de bolo. Acompanham o texto algumas questões (com sugestões de respostas), além de material de apoio (vocabulário e apostila gramatical) e material complementar (vídeos, jogos, animações, etc). A apostila gramatical deste módulo aborda o modo imperativo dos verbos. Bons estudos!




Nega Maluca

The batter for this Portuguese chocolate cake contains cocoa powder, oil and baking powder, with beaten egg whites folded into the mixture.

Ingredients

• 4 eggs, separated
• 2 cups flour
• ½ cup oil
• 1 ½ cups hot water
• 1 ½ cups sugar
• 1 cup chocolate cocoa powder
• 1 teaspoon baking powder
• Desired chocolate frosting

Method

Whip egg whites and set aside. Mix all other ingredients together in a large bowl. Fold in beaten egg whites last. Pour into a 13x9-inch baking pan. Bake 25-35 minutes at 350 degrees, or until cake tests done. When cooled, cover with chocolate frosting of your choice.

Number of Servings: 10

(texto retirado de Better Recipes)

QUESTÕES

1 – O texto apresentado pertence ao gênero receita culinária. Quais são as principais características desse gênero?
2 – Com base no texto, descreva brevemente o bolo “Nega Maluca”.
3 – Quais são os ingredientes do bolo? (indique também as quantidades)
4 – Sobre o “modo de preparo” do bolo:
      a. O que é para fazer com as claras dos ovos?
      b. Sabendo que 1 polegada equivale 2,54 centímetros, qual é, aproximadamente, o tamanho recomendado para a assadeira deste bolo, em centímetros?
      c. Por quanto tempo o bolo deve ficar no forno?
      d. Quando se deve colocar a cobertura (glacê)?
5 – O bolo rende quantas porções?
6 – Observe: "Whip egg whites and set aside. Mix all other ingredients together in a large bowl. Fold in beaten egg whites last. Pour into a 13x9-inch baking pan. Bake 25-35 minutes at 350 degrees, or until cake tests done. When cooled, cover with chocolate frosting of your choice". Agora responda: o que os verbos destacados têm em comum?
7 – Leia as frases imperativas a seguir e indique qual sentido cada uma delas expressa.
      I. Clean your room!
      a) proibição
      b) aviso
      c) sugestão
      d) ordem

      II. Help me, please!
      a) instrução
      b) sugestão
      c) pedido
      d) conselho

      III. Don’t get out of your room! You’ll be grounded for the whole weekend.
      a) proibição
      b) conselho
      c) pedido
      d) sugestão

      IV. Mix all other ingredients together in a large bowl.
      a) aviso
      b) ordem
      c) instrução
      d) proibição

      V. Be suspicious of people you don’t know.
      a) aviso
      b) conselho
      c) ordem
      d) pedido

      VI. Be careful! The dogs are dangerous.
      a) aviso
      b) oferecimento
      c) ordem
      d) proibição

RESPOSTAS SUGERIDAS (clique em "exibir")
1 – As receitas culinárias fornecem orientações precisas para o preparo de alguma comida ou bebida. Nas receitas, podem-se distinguir duas partes: uma lista de elementos a serem utilizados e uma outra, em que as instruções são desenvolvidas. As listas são compostas por substantivos concretos acompanhados de numerais e as instruções se caracterizam por apresentarem verbos no modo imperativo e advérbios.
2 – “Nega Maluca” é um bolo de chocolate de origem portuguesa.
3 – Os ingredientes são: 4 ovos, 2 xícaras de farinha, ½ xícara de óleo, 1 xícara e ½ de água quente, 1 xícara e ½ de açúcar, 1 xícara de cacau em pó, 1 colher de chá de fermento e glacê a gosto.
4 – a. As claras dos ovos devem ser batidas, para virarem “claras em neve”, e deixadas de lado por um tempo. As claras em neve são o último ingrediente a ser colocado na mistura da massa, antes de ela ir ao forno.
b. A assadeira deve ter aproximadamente as seguintes dimensões: 33cm x 23 cm.
c. O bolo deve ficar no forno entre 25 a 35 minutos.
d. Deve-se colocar a cobertura (glacê) quando o bolo esfriar.
5 – O bolo rende 10 porções.
6 – As palavras grifadas são verbos no modo imperativo, uma vez que expressam instruções de como fazer o bolo e não apresentam sujeito explícito.
7 – I. d
II. c
III. a
IV. c
V.b
VI. e


VOCABULÁRIO
 
Glossário monolíngue (inglês-inglês)
bake: to cook with dry heat in an oven.
baking pan: a container of metal, used for baking.
baking powder: a chemical agent used to increase the volume and lighten the texture of baked goods.
batter: a mixture of flour, eggs and milk.
beat: to mix rapidly with a utensil (participle: beaten).
bowl: a deep, round dish or basin, used for holding liquids or food.
cocoa powder: a powder made from the seeds of the cacao (chocolate is made from cacao).
contain: to have as content or constituent part.
cooled: moderately cold.
cover: to place something over or upon.
desired: wished, wanted.
flour: a powdery foodstuff, used in baking.
fold in/into: to mix in or add (an ingredient).
frosting: a sweet mixture for coating cakes.
ground: to restrict the activities, especially the social activities; to punish.
inch: a unit of length (2.54 centimeters).
mix: to combine into one mass.
mixture: a product of mixing.
pour: to send flowing or falling, as from one container to another, or over or on something.
powder: any solid substance reduced to a state of fine, loose particles.
serving: a single portion of food or drink.
set aside: to put to one side.
suspicious: inclined to suspect, especially inclined to suspect evil; distrustful.
teaspoon: a small spoon.
whip: to beat (cream, eggs, etc.).
white: fluid that surrounds the yolk of an egg.
whole: entire, full, or total.

Glossário bilíngue (inglês-português)
bake: assar.
baking pan: assadeira.
baking powder: fermento em pó.
batter: massa de farinha com ovos e leite.
beat: bater (particípio: batido).
bowl: tigela, bacia.
cocoa powder: cacau em pó.
contain: conter.
cooled: frio, esfriado.
cover: cobrir.
desired: a gosto, à vontade.
flour: farinha.
fold in/into: acrescentar, misturar.
frosting: glacê ou merengue para cobrir bolos.
ground: punir, colocar de castigo.
inch: polegada (2,54 cm).
into: para dentro de.
last: último, por último.
mix: misturar.
mixture: mistura.
pour: despejar.
powder: pó.
serving: porção.
set aside: deixar de lado.
suspicious: desconfiado, receoso.
teaspoon: colher de chá.
until: até.
whip: bater (creme, ovos, etc.).
white: clara do ovo.
whole: inteiro, todo.


APOSTILA GRAMATICAL
1. Imperativo

imperativo é um dos três modos verbais do inglês e seu uso é semelhante ao do português. Ele é usado para expressar uma ordem, um pedido ou um oferecimento. O imperativo pode ser usado também em sugestões, conselhos, instruções, proibições, avisos, convites, etc.

Para se formar o imperativo basta eliminar a partícula to do infinitivo do verbo. Exemplo:

to close = fechar – Close the door! (Feche a porta!).

O modo imperativo também pode ser usado na forma negativa, para isso basta acrescentar do not (don’t) antes do verbo no infinitivo sem o to. Exemplo:

to speak = falar – Don’t speak so loud! (Não fale tão alto!).

Observe a tabela abaixo com mais alguns exemplos de verbos no modo imperativo.





Observações:
a) A forma imperativa LET’S (vamos) é usada para expressar uma proposta ou um convite. Ela pode ser usada nas formas afirmativa e negativa. Observe os exemplos abaixo:



b) O imperativo, diferente dos outros modos em inglês, não apresenta sujeito explícito. Porém, há um sujeito implícito em todas as frases no modo imperativo: you (você ou vocês).

Exemplo:

to go = ir – (You) Go home! (Vá para casa!)
to answer = atender – (You) Don’t answer the phone! (Não atenda ao telefone!).

O sujeito implícito é you (você ou vocês), singular ou plural. Como a forma gramatical da 2ª pessoa é a mesma no singular e no plural, é o contexto que ajudará na identificação dessas pessoas verbais.

Exemplo:

Situação 1: A professora está saindo da sala de aula por alguns minutos e diz a seus alunos:
Behave yourselves! (Comportem-se!)

Situação 2: A mãe está aconselhando seus filhos pequenos:
Don’t speak with strangers! (Não falem com estranhos!)

No entanto, quando não temos a situação, o referente pode ser ambíguo (você/vocês?). “Don’t speak with strangers” pode ser também traduzida como: “não fale com estranhos”. Dessa maneira, os exemplos dados anteriormente, “go home” e “don’t answer the phone”, podem ser traduzidos, também, da seguinte maneira: “vão para casa” e “não atendam o telefone”.


TESTE SEUS CONHECIMENTOS!

1. Futebol!
Neste jogo, você deve completar as sentenças com o verbo correto, que está no modo imperativo. Se você acertar, você tem a chance de bater um pênalti. Enjoy!


2. Como fazer omelete
Neste exercício, há uma receita de omelete. No texto, há várias lacunas que você deve completar com as palavras que estão abaixo do texto (todas são verbos no modo imperativo).


3. Como fazer "clafoutis"
Neste exercício, há uma receita de "clafoutis". No texto, há várias lacunas que você deve completar com as palavras que estão abaixo do texto (todas são verbos no modo imperativo).


MATERIAL COMPLEMENTAR

Vídeo: Assista ao vídeo "White Chocolate Cake - Recipe", para praticar a sua compreensão de textos orais em língua inglesa e para aprender a fazer um delicioso bolo de chocolate branco.


Vídeo: Assista ao vídeo "Imperatives - How to give commands in English and more!", para praticar a sua compreensão de textos orais em língua inglesa e para assistir a um professor explicando o modo imperativo.


Quiz: Teste os seus conhecimentos sobre o modo imperativo dos verbos em um quiz.

Exercício - Ligue as frases: Neste exercício, há várias frases com verbos no modo imperativo. No entanto, elas estão "cortadas" ao meio. Você deve arrastar os finais das sentenças (lado direito) para perto dos inícios das sentenças (lado esquerdo), de modo a formar frases corretas.

Exercício - Complete as frases: Você se lembra das frases do exercício acima? Neste exercício, você deve completar as frases retiradas do exercício anterior. As lacunas devem ser preenchidas com o verbo adequado, no modo imperativo.

Exercício - Ligue as frases: Neste exercício, há várias frases com verbos no modo imperativo. O seu trabalho é relacionar as frases da coluna da esquerda com as da coluna da direita, a fim de formar frases coerentes.

Exercício - Complete as frases: Você se lembra das frases do exercício acima? Neste exercício, você deve completar as frases retiradas do exercício anterior. As lacunas devem ser preenchidas com o verbo adequado, no modo imperativo.

Exercício - Ligue as frases: Neste exercício, há várias frases com verbos no modo imperativo. No entanto, elas estão "cortadas" ao meio. Você deve arrastar os finais das sentenças (lado direito) para perto dos inícios das sentenças (lado esquerdo), de modo a formar frases corretas.

Exercício - Complete o diálogo: Neste exercício, há um texto de uma pessoa dando instruções de como chegar a Mornington Crescent. No texto, há várias lacunas que você deve completar com o verbo adequado, no modo imperativo. As palavras que você vai usar estão logo abaixo do texto.

Exercício - Complete o diálogo: Neste exercício, há um texto de uma pessoa dando instruções de como chegar ao correio. No texto, há várias lacunas que você deve completar com o verbo adequado, no modo imperativo.

Exercício - Coloque as frases na ordem correta: Neste exercício, você deve reorganizar as frases, colocando-as na ordem correta. No final, você terá instruções claras de como usar um ferro de passar roupa.

Exercício - Coloque as palavras na ordem correta: Neste jogo, há várias frases com verbos no modo imperativo. No entanto, as palavras estão fora de ordem. O seu trabalho é colocar as palavras na ordem certa.

Exercício - Agrupe as frases: Neste exercício, há várias frases e todas estão no modo imperativo. Você deve agrupá-las de acordo com o conteúdo: "para assaltar um banco", "para falar para seus filhos o que fazer" e "para se tornar uma estrela".

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS

1. Better Recipes
2. Supletivo Unicanto
3. Read in Web
4. Dicionário monolíngue online - Dictionary.com
5. Dicionário bilíngue online - Michaelis
6. Dicionário monolíngue e bilíngue online - WordReference.com

Módulo Anterior                                                                                                     Próximo Módulo