20 de ago de 2010

5 The Origin of the Universe

Neste módulo, você vai encontrar um texto sobre a Origem do Universo. Acompanham o texto algumas questões (com sugestões de respostas), além de material de apoio (vocabulário e apostila gramatical) e material complementar (vídeos, jogos, animações, etc.). A apostila gramatical deste módulo aborda os verbos modais. Bons estudos!

Observação: A apostila gramatical do Módulo 30 também é sobre verbos modais, mas é mais específica, pois aborda apenas o verbo modal can, expressando habilidade. A deste módulo é mais abrangente, pois aborda todos os verbos modais.




Newton’s work gave a mathematical basis for the universe on a large scale. However, the data available at his time suggested a static unchanging universe. This could not be explained by the law of gravitation, since all bodies in the universe attract each other by the force of gravity. Newton realized there was only one solution to this problem: in a static universe, matter must be uniformly spread throughout an infinitely large space.

In 1826, Heinrich Olbers published a paper containing what is known as Olbers’ paradox: the universe had to be finite and uniform to avoid gravitational collapse. This assumption must have been wrong because it required perpetually bright sky on earth. Both Newton and Olbers incorrectly imagined space to be infinite and independent of the matter it contained. […]

The discovery of expanding universe by Hubble in 1929 provided the starting point of our present understanding of the universe. Hubble made his discovery by analyzing the spectra of light from distant galaxies noting redshift, which he explained in terms of the Doppler effect: the sources were moving away from the observer. Moreover, he discovered a pattern in his data: the further away the galaxy, the greater the speed of away motion. This model may seem to place the Earth at the center of the universe again. However, it is the space itself that is expanding and the galaxies are situated in this space like dots in a ring. As the ring expands, the view from any dot is that other dots are moving away at a speed proportional to their distance. No single dot is at the center, but all dots see the same. Hubble’s discovery satisfies the cosmological principle that the universe should appear the same no matter where one is.

Expansion of the universe also implies that there once must have been a time when space and time were minutely small with all the matter and energy of the universe concentrated in this small volume.

(texto adaptado de FMPH)

QUESTÕES

1 – De maneira sucinta, o texto trata sobre o quê?
2 – “Newton realized there was only one solution to this problem”. Essa sentença menciona um problema e uma solução. Que problema é esse? E qual foi a solução encontrada por Newton?
3 – A conclusão a que Newton chegou estava correta? Por quê?
4 – De acordo com o texto, o que é o Paradoxo de Olbers? Essa hipótese estava correta?
5 – Como o satélite Hubble descobriu que o universo está em constante expansão?
6 – Por que se cria a impressão de que a Terra está no centro do universo? Como isso se explica?
7 – O que a teoria do universo em expansão implica?
8 – No texto, há cinco verbos modais diferentes. Identifique-os.
9 – Encontre o sentido dos verbos modais em cada uma das frases a seguir, considerando o contexto:
      I. "This could not be explained by the law of gravitation"
      a) possibilidade
      b) probabilidade
      c) permissão
      d) proibição

      II. "Matter must be uniformly spread"
      a) proibição
      b) sugestão
      c) obrigação/dever
      d) dedução

      III. "There once must have been a time when space and time were minutely small"
      a) sugestão
      b) obrigação
      c) dedução
      e) proibição

RESPOSTAS SUGERIDAS (clique em "exibir")
1 – O texto traz as teorias de Isaac Newton e Heinrich Olbers a respeito do funcionamento do universo. Em seguida, o texto apresenta as descobertas do satélite Hubble, que fez as teorias de Newton e Olbers caírem por terra. Hubble descobriu que o universo está em constante expansão, o que acarretou na principal teoria sobre a origem do universo (Big Bang).
2 – O problema era que os dados disponíveis na época de Newton indicavam que o universo era estático e imutável, mas isso não podia ser explicado pela lei da gravidade. A solução encontrada por Newton era que, em um universo estático, a matéria devia se espalhar de maneira uniforme por um espaço infinitamente grande.
3 – Não, pois o universo não é nem estático, nem infinito.
4 – O Paradoxo de Olbers postula que o universo deve ser finito e uniforme para evitar um colapso gravitacional. Mais uma vez, a hipótese não estava correta.
5 – Hubble fez essa descoberta ao analisar o espectro de luz de galáxias distantes, observando o “desvio para o vermelho”. Tendo em vista o Efeito Doppler, as fontes estavam se distanciando do satélite. Além disso, Hubble revelou um padrão: quanto mais longe a galáxia, maior a velocidade de seu distanciamento.
6 – A impressão de que a Terra está no centro do universo é criada porque quanto mais longe da Terra está a galáxia, maior a velocidade de seu distanciamento. Entretanto, é o próprio espaço que está se expandindo e as galáxias estão situadas nesse espaço como pontos em um anel. Conforme o anel se expande, a vista de qualquer ponto é a de que os demais pontos estão se distanciando em uma velocidade proporcional às suas distâncias. Nenhum ponto está no centro, mas todos têm a impressão de que estão.
7 – A teoria do universo em expansão implica que tenha havido uma época em que o espaço e o tempo eram minúsculos, com toda a matéria e energia do universo concentradas nesse pequeno volume.
8 – Os verbos modais que aparecem no texto são: couldmusthave tomay e should.
"This could not be explained by the law of gravitation"
"Matter must be uniformly spread"
"The universe had to be finite and uniform"
"This assumption must have been wrong"
"This model may seem to place the Earth at the center of the universe"
"The universe should appear the same no matter where one is"
"There once must have been a time when space and time were minutely small"
9 – I. a
      II. c
      III. c


VOCABULÁRIO


Glossário monolíngue (inglês-inglês)
appear: to seem, to have the appearance.
assumption: supposition, hypothesis.
available: accessible, usable.
avoid: to keep away from.
basis: fundamental principle.
bright: luminous, shining.
contain: to have as contents or constituent parts.
data: body of facts, information.
dot: point.
far: distant (comparative: further).
imply: to involve as a necessary circumstance.
law: rule, principle.
matter: physical or corporeal substance.
minutely: on a very small scale.
note: to observe carefully.
pattern: natural configuration or design.
provide: to supply or equip.
realize: to understand, to comprehend.
redshift: shift of the spectral lines emitted by a celestial object that is caused by the object moving away from the Earth.
require: to ask, to order, to demand.
scale: proportion.
source: origin, provenance.
spectrum: the series of colors with extensions at the ends that are not visible to the eye.
spread: to extend over a greater area.
starting: beginning.
static: unchanging, immovable.
term: a word or group of words designating something, especially in a particular field.
unchanging: something that doesn’t change.

Glossário bilíngue (inglês-português)
appear: parecer.
assumption: hipótese.
available: disponível.
avoid: evitar.
away: fora, longe, ausente.
basis: base.
both: ambos.
bright: brilhante, luminoso.
contain: conter.
data: dados.
dot: ponto.
far: distante.
however: entretanto.
imply: implicar.
law: lei.
matter: matéria.
minutely: minusculamente.
moreover: além disso.
note: observar.
pattern: padrão.
provide: proporcionar.
realize: perceber.
redshift: desvio para o vermelho.
require: exigir.
scale: escala.
source: fonte.
spectrum: espectro.
spread: propagar.
starting: inicial.
static: estático.
term: termo.
throughout: por todo.
unchanging: imutável.

APOSTILA GRAMATICAL
1. Modal Verbs

Os verbos modais são um tipo especial de verbos auxiliares que alteram ou completam o sentido do verbo principal. De um modo geral, estes verbos expressam ideias como capacidade, possibilidade, obrigação, permissão, proibição, dedução, suposição, pedido, vontade, desejo ou, ainda, indicam o tom da conversa (formal / informal). Os verbos modais podem ser chamados também de modal auxiliaries ou apenas modals. São eles:

can - could - may - might - must - have to - should - ought to

No geral, poderíamos dizer que a maioria dos modais equivale a poder e dever. Em português, tanto um quanto outro podem expressar situações diversas. Em inglês, porém, para cada situação há um modal mais adequado.

2. Características

Os verbos modais diferem dos verbos comuns porque:

Não recebem o -s na terceira pessoa do singular. Exemplos:

He can swim very well.
It may sound complicated, but it’s not.
He must be crazy!

Não precisam dos verbos auxiliares do e did para formar a negativa e a interrogativa. Exemplos:

Can you speak English?
You mustn’t go there again.
You may say that I’m crazy, but I’m not.

São seguidos por um verbo no infinitivo sem o to. Exemplos:

I can’t pay you now.
You must finish the work by noon.
May I sit down?

3.1 Can



Observação: é importante ressaltar que a expressão to be able to não é exatamente a forma futura de can. Essa expressão pode ser usada, também, no passado (exemplo: I was able to / He was able to) e no presente (I am able to / she is able to / we are able to). Usamos a expressão will be able to para futuro de can porque o modal can não pode ser flexionado para o futuro.

Can / could é usado para expressar:

Habilidade

I can play the trumpet. (presente)
I could play the trumpet when I was in the army. (passado)

Permissão

Can I have a look at it? (mais informal)
Could I have a look at it? (mais formal)
You can park here.

Possibilidade

The weather here can be very cold. (real)
What he said could be true. (remota)

Pedido

Can you open the door for me, please? (muito informal)
Could you open the door for me, please? (informal)

Sentidos (visão, olfato, audição, tato, paladar)

Hm... I can smell something burning.
Can you see that bird over there?
I could see that she was nervous.

3.2 May



Observação¹: na forma de futuro, a ideia de may pode ser representada pela expressão will be allowed to, mas não somente por ela. Essa expressão dá conta apenas do sentido de permissão desse modal. Sabemos, no entanto, que may é também usado com sentido de possibilidade. Sendo assim, o futuro dessa ideia de possibilidade pode ser will possibly + verbo.

Exemplos:
- They may arrive at any minute now.
- They will possibly arrive at any minute now.

Observação²: might poder ser usado como passado de may, mas esse não é seu único uso. As principais diferenças entre may e might são o grau de formalidade e a probabilidade que expressam.

May / might é usado para expressar:

Permissão

May I go now, please? (formal)
And where, might I ask, sir, was she when you came in? (muito formal)
The children may spend the day in the club.

Possibilidade

They may arrive at any minute now. (razoável)
“He might admit he made a mistake, why not?” “Yeah, and pigs might fly!” (remota)

Desejo

May we be patient with those people who feel bitter and resentful.
May God give us strength and courage!

3.3 Must



Must (have / has (got) to) é usado para expressar:

Obrigação

Students must write their tests in ink, not in pencil.
You’ve got to be patient with her.
You must stop.

Sugestão

You must read that book! It’s excellent!
You’ve got to read that book! It’s excellent!

Dedução

Sobre o presente (must + infinitive): I’m sure she must be at least 50 years old.
Sobre o passado (must have + particípio): They must have left through the back door.

Proibição (must not)

You must not step on the grass.
People must not park their cars in this street.
Passengers must not use their cell phones on board airplane.

3.4 Should / ought to

Should e ought to significam a mesma coisa em português (devia, deveria) e expressam uma ideia de “conselho”. Exemplos:

You should / ought to apologize to him.
You should / ought to carry some cash, but not much.
We should / ought to give her a present. It’s her birthday.

Should have + particípio ou ought to have + particípio são usados para expressar desaprovação ou algo que aconteceu no passado. Exemplos:

You should have told me she was so ill.
You ought to have told me she was so ill.
I’m sorry. I shouldn’t have yelled at him.
I’m sorry. I oughtn’t to have yelled at him.


TESTE SEUS CONHECIMENTOS!

1. Luta com espada!
No jogo abaixo, você deve responder às perguntas, que envolvem os modais can can't. Se acertar, você ataca o adversário. Se errar, você é atacado! Boa sorte!


2. Futebol!
Neste jogo, você deve completar as sentenças com os modais could, mightshould, etc., para ter a chance de bater um pênalti. Have fun!

3. Complete as sentenças
Neste quiz, você deve completar as sentenças com o modal correto para fazer pontos. Lembre-se do que você estudou na apostila gramatical. Clique em start the quiz para começar. Good luck!


4. Dê conselhos com o modal should
Neste jogo, você deve entender cada situação apresentada e dar conselhos adequados usando o modal should. Após cada resposta correta, você deve escolher um envelope para continuar jogando. Have fun!


MATERIAL COMPLEMENTAR

Vídeo: Assista ao vídeo "Hubble's Expanding Universe Red Shifts the Big Bang", para praticar a sua compreensão de textos orais em língua inglesa e para saber um pouco mais sobre Hubble e o Big Bang.

Vídeo: Assista ao vídeo "Modal Verbs in English", para ver um professor americano listando os verbos modais e explicando brevemente o uso deles.

Jogo - Basquete: Neste jogo, você deve completar as sentenças com a forma correta para ter a chance de tentar fazer uma cesta em um jogo de basquete. Use seus conhecimentos sobre modais!

Jogo - Futebol: Neste jogo, você deve completar as sentenças com os modais can can't (as frases são sobre animais de fazenda). Se você acertar, você tem a chance de bater um pênalti.

Jogo - Invasores do espaço: Neste jogo, você deve atirar no inimigo para marcar pontos. Depois, deve escolher a alternativa que melhor completa cada sentença. As sentenças envolvem o modal can.

Jogo - Cobras e escadas: Neste jogo, você deve completar corretamente as sentenças com o modal correto para poder jogar o dado e se mover no jogo. Ao final, você pode checar as suas respostas.

Jogo - Sistema Solar: Neste jogo, você deve responder às perguntas, que envolvem os planetas do sistema solar. Se acertar, você ataca o adversário. Se errar, você é atacado! Boa sorte!

Lição: Nesta página, você encontra uma rica explicação sobre os verbos modais, apresentadas em uma animação.

Lição e exercícios: Aqui você encontra explicações sobre os modais will, won't, would e wouldn't. Depois, há três exercícios que envolvem esses modais. Os textos dos exercícios são sobre um casal que está com problemas: Jack e Sheila.

Exercícios: Neste site você encontra exercício sobre o uso correto dos modais e regras de uso dos modais cancouldhave tomustmight, should, etc.

Exercícios - CanApresentamos a seguir, vários exercícios envolvendo o modal can: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11 e 12.

Exercícios - CouldApresentamos a seguir, vários exercícios envolvendo o modal could: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09 e 10.

Exercícios - ShouldApresentamos a seguir, vários exercícios envolvendo o modal should: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14 e 15.

Exercícios - May e MightApresentamos a seguir, vários exercícios envolvendo os modais may e might: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07 e 08.

Exercícios - Must e Have toApresentamos a seguir, vários exercícios envolvendo os modais must have to: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16.

Quiz - Must, mustn't e needn't: Neste quiz, você deve completar as sentenças usando os modais must, mustn't e needn't.

Quiz - Must e have to: Neste quiz, você deve completar as sentenças usando os modais must have to.

Quiz - Must e can't: Neste quiz, você deve completar as sentenças usando os modais must can't, para treinar os usos de dedução ou de probabilidade.

Quiz - Must have e can't have: Neste quiz, você deve escolher a sentença mais adequada à situação exposta.

Quiz - Cancan't, could e couldn't: Neste quiz, você deve completar as sentenças usando os modais cancan't, could e couldn't.

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS

1. FMPH
3. Scribd
7. Dicionário monolíngue e bilíngue online - WordReference.com

Módulo Anterior                                                                                                     Próximo Módulo