4 de out. de 2010

24 Interview with Chaz Ortiz

Neste módulo, você vai encontrar uma entrevista com o skatista Chaz Ortiz. Acompanham o texto algumas questões (com sugestões de respostas), além de material de apoio (vocabulário e apostila gramatical) e material complementar (vídeos, jogos, animações, etc.). A apostila gramatical deste módulo aborda os pronomes interrogativos. Bons estudos!




Talent comes from within from all of us, when it gets released it shines brighter than the sun. This weekend’s interview goes to Chaz Ortiz who shines bright in the streets and on the contest scene.

Who inspires you?
My family, friends and everyone who rides a skateboard!

What is great about Chicago from all the other places you visited?
It’s a chill place, a lot of good skaters, everyone is just down to skate and have fun.

Where were you when you turned pro?
I’m not sure, hah, I think at my house when they told me I was HYPED!!!

When did you feel that skateboarding was going to be your life?
Not until like a year or two ago.

Why did you pick skateboarding over anything else?
From my cousins, but skating is like no other sport. You can never conquer it, there’s always more you can learn which makes it fun every time you step on your board.

How will this year be different from last year for you?
Not sure, but looking forward to it!!

(texto adaptado de Manny Slays All)

QUESTÕES

1 – Quem dá inspiração ao skatista Chaz Ortiz?
2 – Onde Chaz Ortiz estava quando se tornou um skatista profissional?
3 – Por que o skatista gosta de Chicago?
4 – Por que Chaz escolheu o skate ao invés de outro esporte?
5 – Observe as palavras who, what, where, when e why, todas presentes no texto. O que você pode perceber de semelhante entre elas?
6 – Complete as perguntas abaixo:
a) is he so happy? R: Because he was hyped.
b) is Chaz Oritz? R: A young skateboarder.
c) does Chaz Ortiz live? R: In Chicago, IL.
d) old is Chaz? R: He is 17.
e) does he usually eat after a contest? R: Sushi.
f) is his birthday? R: On May 4.

RESPOSTAS SUGERIDAS (clique em "exibir")
1 – Sua família, amigos e todos que andam de skate.
2 – Chaz acha que estava em casa quando recebeu a notícia de que seria patrocinado.
3 – Porque, na visão dele, é um lugar 'relax', cheio de bons skatistas onde todo mundo se diverte.
4 – Chaz escolheu o skate por causa dos primos, mas também porque, em sua opinião, skate não é como os outros esportes. Ele diz que você nunca consegue dominar o skate, porque sempre há algo que se pode aprender e isso torna tudo divertido.
5 – Todas elas começam com wh e todas iniciam a pergunta. São os chamados pronomes interrogativos. Perguntas que começam com pronomes interrogativos não podem ser simplesmente respondidas com "sim" ou "não"; elas requerem uma informação específica.
6 – a) Why is he so happy? R: Because he was hyped.
b) Who is Chaz Ortiz? R: A young skateboarder.
c) Where does Chaz Ortiz live? R: In Chicago, IL.
d) How old is Chaz? R: He is 17.
e) What does he usually eat after a contest? R: Sushi.
f) When is his birthday? R: On May 4.


VOCABULÁRIO

Glossário monolíngue (inglês-inglês)
board: a thin flat piece of cut wood or other hard material used for a particular purpose.
bright: full of light, shinning (comparative: brighter).
chill: cold, cool; relaxing, calm.
come: to leave a place; to get to a particular place.
conquer: to deal with or successfully fight against a problem or an unreasonable fear.
contest: a competition to do better than other people.
hyped: promoted, publicized, sponsored.
learn: to get knowledge or skill in a new subject or activity.
look foward: to feel pleased and excited about something that is going to happen.
pick: to choose.
pro: professional.
scene: a particular area of activity and all the people or things connected with it.
shine: to send out light; to sparkle.
step: to put your foot on or in something.
street: a road in a city.
sun: the star the Earth moves around, which provides light and heat for the Earth.
turn (past: turned): to become.
until: before a particular time or event.
within: inside.
down to skate: enthusiastic about or interested in skate.
get released: to receive freedom or free movement to someone or something.
have fun: to enjoy.


Glossário bilíngue (inglês-português)
board: tábua, prancha.
bright: claro, luminoso, radiante, brilhante (comparativo: mais brilhante).
chill: frio; relaxante, tranquilo.
come: vir.
conquer: dominar, vencer, superar, conquistar.
contest: competição, torneio.
hyped: patrocinado, promovido.
learn: aprender.
look foward: aguardar com interesse; esperar ansiosamente.
pick: escolher, selecionar.
pro: profissional.
scene: cenário, cena.
shine: brilhar.
step: pisar; pôr os pés.
street: rua.
sun: sol.
turn (past: turned): tornar-se.
until: até, antes.
within: dentro.
down to skate: a fim de andar de skate.
get released: é libertado.
have fun: divertir-se.


APOSTILA GRAMATICAL
Pronomes Interrogativos (Question Words)

1. Definição

Os pronomes interrogativos (question words ou wh- words) em inglês são usados para se obter informações específicas, ou seja, são usados para fazer perguntas abertas, que não podem ser respondidas somente com "sim" ou "não". As perguntas elaboradas com eles são chamadas wh-questions, pois todos os interrogativos, com exceção apenas de how (como), começam com as letras WH: what, which, who, whom, whose, where, when, why.

2. Estrutura das perguntas

As perguntas iniciadas por pronomes interrogativos podem seguir estas estruturas:

2.1 Wh word + verbo to be + sujeito + (complemento) ?

Exemplos:
What is the capital of Illinois?
Where were they yesterday?
Why are you going to stop skateboarding?

2.2 Wh word + verbo auxiliar + sujeito + verbo principal + (complemento) ?

Exemplos:
When do they ride a skateboard?
Where have they been?
When did you feel that skateboarding was going to be your life?

2.3 Wh word + verbo principal + (complemento) ?

Exemplos:
Who inspires you?
What happened?

2.4 Wh word + verbo modal + sujeito + verbo principal + (complemento) ?

Exemplos:
What can Chaz do to improve his movements?
What would you do if you were Chaz?

2.5 Observações

Se houver preposição ligada ao verbo, ela deve vir no fim da frase:

What are you listening to? (NÃO To what are you listening?)
Who is he looking at? (NÃO At what is he looking?)

Usamos a estrutura 2.2 (a que precisa de verbo auxiliar) se queremos uma parte do predicado como resposta:

Who did Tony invite? - Tony invited CHAZ.

Usamos a estrutura 2.3 (sem verbo auxiliar) se buscamos o sujeito como ponto principal da resposta. Essa estrutura só acontece com os pronomes interrogativos what, which e who. Exemplo:

Who invited Chaz? - TONY invited Chaz (ou Tony did).

3. Significado de alguns pronomes interrogativos

3.1 WHAT: que, o que, qual (What's the capital of Illinois?; What is great about Chicago?).

Observação: Quando what é acompanhado de certas palavras, a expressão recebe um novo significado:

What time: que horas (What time is the contest?).
What kind: que tipo (What kind of sport do you like?).
What ... like: como - usado para descrições físicas, psicológicas, etc. (What is Chicago like?).

3.2 WHICH: qual, quais - usado quando há um número delimitado de opções (Which city does Chaz prefer: Chicago or New York?).

3.3 WHO: quem (Who is Chaz?).

3.4 WHOM: quem - usado no inglês formal e se refere ao objeto direto ou indireto (Whom did Chaz meet?).

3.5 WHOSE: de quem (Whose skate is this?).

3.6 WHERE: onde (Where were you when you turned pro?).

3.7 WHEN: quando (When is Chaz's birthday?).

3.8 WHY: por que (Why did you pick skateboarding over anything else?).

3.9 HOW: como (How will this year be different from last year?).

Observação: Quando how é acompanhado de certas palavras, a expressão recebe um novo significado:

How often: com que frequência (How often do you skateboard?).
How long: quanto tempo (How long have you been skateboarding?).
How much: quanto(a) - para substantivos incontáveis (How much is a skateboard?).
How many: quantos(as) - para substantivos contáveis (How many skateboards does Chaz have?).
How old: quantos anos (How old is Chaz?).
How wide: qual a largura (How wide is a skate ramp?).
How far: qual a distância (How far is it from Chicago to Springfield?).
How deep: qual a profundidade (How deep is Chaz's pool?).
How tall: qual a altura (How tall is Chaz Ortiz?).
How large: qual o tamanho, qual a área (How large is Chicago?).
How heavy: qual o peso (How heavy is a skateboard?).


TESTE SEUS CONHECIMENTOS!

1. Basquete
No jogo abaixo, você precisa acertar qual palavra está faltando na pergunta para ter a chance de tentar fazer uma cesta em um jogo de basquete. Use seus conhecimentos sobre wh- words! Você pode escolher jogar sozinho, pode concorrer com um amigo ou tentar o desafio com tempo. Divirta-se!


2. Complete as frases
No exercício abaixo, você deve completar as frases com o pronome interrogativo correto. Para facilitar, as expressões que você vai usar para completar as frases estão logo abaixo do exercício. Lembre-se do que você viu na apostila gramatical. Good luck!


3. Ligue as frases
No exercício abaixo, você deve ligar as perguntas com suas respostas correspondentes. Você deve arrastar a resposta até a pergunta. Good luck!



4. Coloque na ordem certa
No exercício abaixo, você deve arrastar as palavras de forma a colocar cada sentença na ordem correta. Lembre-se do que você viu na apostila gramatical. Good luck!
OBS: Se você não conseguir visualizar este exercício, clique aqui.


MATERIAL COMPLEMENTAR

Vídeo: O vídeo abaixo pode ajudá-lo a entender a apostila gramatical do tópico desse módulo. Bons estudos!


Site oficial: Visite o site oficial de Chaz Ortiz para conhecer um pouco mais sobre esse skatista.

Vídeo: Confira neste vídeo Chaz Ortiz fazendo manobras com o skate!

Música: Assista ao vídeo "Wh- Song", que relembra as Wh words de forma divertida.

Exercício - Complete as frases: Neste exercício, você escolher a alternativa que melhor completa as frases. As alternativas trazem pronomes interrogativos (wh words). Good luck!

Exercício - Complete as frases: Neste exercício, você deve completar as frases, escrevendo o pronome interrogativo correto.

Exercício - Crie as perguntas: Neste exercício, você deve criar perguntas, com base nas frases dadas. Por exemplo: para a frase "Somebody spoke to me" você deve perguntar "Who spoke to you?".

Exercício - Ligue as frases: Neste exercício, você deve ligar as perguntas com suas respostas correspondentes. Você deve arrastar a resposta até a pergunta. O tempo verbal é o passado simples.

Exercício - Ligue as frases: Neste exercício, você deve ligar as perguntas com suas respostas correspondentes. Você deve arrastar a resposta até a pergunta. O tempo verbal é o passado simples.

Exercício - Ligue as frases: Neste exercício, você deve ligar as perguntas com suas respostas correspondentes. Você deve arrastar a resposta até a pergunta. O tempo verbal é o passado simples e o presente perfeito.

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS:

6. Dicionário bilíngue online - Michaelis

Módulo Anterior                                                                                                     Próximo Módulo