20 de set de 2010

7 The Large Hadron Collider

Neste módulo, você vai encontrar um texto sobre o LHC, um acelerador de partículas. Acompanham o texto algumas questões (com sugestões de respostas), além de material de apoio (vocabulário e apostila gramatical) e material complementar (vídeos, jogos, animações, etc.). A apostila gramatical deste módulo aborda os substantivos contáveis e incontáveis. Bons estudos!




Our understanding of the Universe is about to change...

The Large Hadron Collider (LHC) is a gigantic scientific instrument near Geneva, where it spans the border between Switzerland and France about 100m underground. It is a particle accelerator used by physicists to study the smallest known particles. It will revolutionize our understanding, from the minuscule world deep within atoms to the vastness of the Universe.

Two beams of subatomic particles called ‘hadrons’ will travel in opposite directions inside the circular accelerator, gaining energy with every lap. Physicists will use the LHC to recreate the conditions just after the Big Bang, by colliding the two beams at very high energy. Teams of physicists from around the world will analyze the particles created in the collisions using special detectors in a number of experiments dedicated to the LHC.

There are many theories as to what will result from these collisions, but what’s for sure is that a brave new world of physics will emerge from the new accelerator. For decades, the Standard Model of particle physics has served physicists well as means of understanding the fundamental laws of Nature, but it does not tell the whole story. Only experimental data using the higher energies reached by the LHC can push knowledge forward.


Nota cultural: o texto acima menciona um "Brave New World" (Admirável Mundo Novo), que é o nome de um livro clássico, escrito por Aldous Huxley em 1932, sobre um mundo muito avançado em tecnologia. Para mais informações sobre esse livro, clique aqui.

QUESTÕES

1 – O que é o LHC e onde ele se localiza?
2 – Como é o procedimento que ocorrerá dentro do LHC?
3 – O que os físicos do LHC estudam e quais seus objetivos?
4 – Que tipo de situação os físicos querem recriar?
5 – Por que o “nosso conhecimento do universo está prestes a mudar”?
6 – A maioria dos substantivos em inglês são contáveis. Contudo, há no texto alguns exemplos de substantivos incontáveis. Você consegue encontrá-los? (Dica: há cinco substantivos incontáveis).

RESPOSTAS SUGERIDAS (clique em "exibir")
1 – O LHC (Large Hadron Collider) é um instrumento científico gigante, um acelerador de partículas usado por físicos para estudar as menores partículas conhecidas. O LHC se localiza na fronteira entre Suíça e França, a 100 metros abaixo da superfície.
2 – Dois raios de partículas subatômicas, chamadas “hádrons”, irão circular em direções opostas dentro do acelerador, ganhando energia a cada volta. Os dois raios serão colididos a uma velocidade muito alta e, a partir da colisão, surgirão novas partículas.
3 – Os físicos do LHC estudam as menores partículas existentes e, com a ajuda do LHC, têm por objetivo revolucionar o que é conhecido até hoje.
4 – Os físicos querem recriar as condições que surgiram logo após o Big Bang.
5 – Porque o LHC irá revolucionar o que é sabido até hoje no campo da física, desde sobre o minúsculo interior dos átomos, até sobre a vastidão do universo. A partir do experimento com o LHC, um “admirável mundo novo” irá emergir na física.
6 – Os substantivos incontáveis presentes no texto são: vastness, data, knowledge, understanding e energy.


VOCABULÁRIO

Glossário monolíngue (inglês-inglês)
beam: a ray of light.
border: the line that separates one country from another; frontier line.
brave: admirable, excellent.
collide: to crash, to come into violent contact.
data: body of facts, information.
emerge: to come forth into view or notice.
gain: to get, to obtain.
knowledge: information, understanding.
lap: a complete circuit of a course in racing.
mean: an instrument, or method used to reach an end.
minuscule: tiny, very small.
near: to a short distance, close.
physicist: a scientist trained in Physics.
push (something) forward: to move forward, to move onward toward a goal.
reach: to get or come to a specified place, person, condition, etc.
recreate: to create anew, to reproduce, to remake.
serve: to contribute, to be useful.
span: to cover or extend over an area.
Switzerland: a country in central Europe.
underground: beneath the surface of the ground.
understanding: knowledge of or familiarity with a particular thing.
vastness: an immense space.
whole: entire, full, or total.

Glossário bilíngue (inglês-português)
beam: raio ou feixe de luz.
border: margem, fronteira.
brave: admirável.
collide: colidir, ir de encontro.
data: dados, informação.
emerge: emergir, surgir, aparecer.
gain: ganhar, obter, adquirir.
knowledge: conhecimento.
lap: volta completa.
mean: meio, forma.
minuscule: minúsculo.
near: próximo, perto.
physicist: físico.
push (something) forward: conduzir algo adiante, conduzir ao objetivo.
reach: alcançar.
recreate: recriar.
serve: servir, fornecer.
span: estender sobre, abarcar.
Switzerland: Suíça.
underground: subterrâneo, debaixo da terra.
understanding: conhecimento, compreensão.
vastness: vastidão.
whole: todo, inteiro.
within: dentro, interiormente.

APOSTILA GRAMATICAL

1. Countable and Uncountable Nouns

Os substantivos podem ser classificados em contáveis (countable) e incontáveis (uncountable). Nos dicionários podemos encontrar a indicação C para os contáveis e U para os incontáveis. 

1.1 Substantivos Contáveis (Countable Nouns)

Os countable nouns são os nomes de objetos, pessoas, ideias, lugares, animais, etc., que em inglês podem ser contados, enumerados, representando a maioria dos substantivos. Esses substantivos são utilizados tanto na forma singular como na plural.

No singular, podem vir precedidos de números, de artigo definido the, de artigos indefinidos a/an e de pronomes no singular (this, that, my, your, etc). No plural, podem vir precedidos de diversos pronomes, como some, many, a lot of, few, these, those, my, their, etc. 

1.2 Substantivos Incontáveis (Uncountable Nouns)

Os uncountable nouns representam um grupo menor de substantivos. Eles denotam uma substância homogênea, isto é, coisas que percebemos mais como uma massa do que como um ou vários objetos isolados, ou uma ideia abstrata que, em inglês, não permite subdivisões.

Esses substantivos, portanto, não podem ser contados, enumerados, tendo a mesma forma para o singular e para o plural. Ainda que o sentido seja plural, o verbo com o qual concordam também vai ficar sempre no singular.

Exemplos: water, air, salt, snow, money, evidence, music, proof, ink, housework, weather, permission, jewelry, electricity

Os substantivos incontáveis frequentemente indicam:

- Substância: food, iron, water...
- Atividades: help, travel, work...
- Qualidades humanas: courage, cruelty, honesty...
- Ideias abstratas: beauty, freedom, luck, time…

Importante: certos substantivos que são contáveis em português são incontáveis em inglês. Exemplo: “music”. Frases como “I wanna show you a music” e “There are fifteen musics in that album” estão erradas. O correto é “I wanna show you a song” e “There are fifteen songs in that album”. Nesse caso, devemos saber a diferença no inglês entre music, que se refere à arte da Música como um todo (substantivo incontável), e song, que é a obra, uma canção, composição, canto ou melodia (substantivo contável). Em português, podemos usar a mesma palavra, música, para os dois significados.

“Can you help me with my homeworks homework?”
(Você pode me ajudar com as minhas tarefas?)

“I need some informations information about Michael Curtiz.”
(Preciso de algumas informações sobre Michael Curtiz.)

“Can you give me an advice some advice?”
(Você pode me dar um conselho?)

“Do you want another toast piece of toast?” 
(Você quer outra torrada?)

Note que, apesar de em português utilizarmos a palavra no plural, em inglês o substantivo homework é incontável, isto é, não apresenta forma diferenciada para o plural. O mesmo ocorre com information e toast, que também devem vir precedidos de certos pronomes ou de algumas expressões.

Os substantivos incontáveis nunca são precedidos por numerais nem pelos artigos indefinidos a/an. Não podemos dizer "a water", "a money", "a salt", "an ink", "one water", "three salts", "two moneys", "five musics"...

Podem ocorrer antes de um substantivo incontável o artigo the, os pronomes some, any, a lot of e much, mas não many, que ocorre somente com os contáveis.

“I need some water.”

“Would you like some cheese?” ou “Would you like a piece of cheese?” 

1.3 Observações

1.3.1 SOME e A/AN: 

Some é usado de forma semelhante aos artigos indefinidos a/an. No entanto, não é usado com os mesmos tipos de substantivos.

Note:
I need a new coat (singular countable noun)
I need some new shirts (plural countable noun)
I need some help (uncountable noun)

Portanto, some, pode ser usado tanto com substantivos contáveis no plural quanto com substantivos incontáveis.

Exemplos de some acompanhando substantivos contáveis no plural:
some boys, some bees, some men, some apples...

Exemplos de some acompanhando substantivos incontáveis:
some water, some food, some information, some money...

Atenção! Quando utilizamos some com substantivos incontáveis, a tradução em português varia entre algum(ns)/alguma(s) e um pouco de. Exemplos:

I need some help! (Eu preciso de alguma ajuda! / Preciso de ajuda!)
I want some water. (Eu quero um pouco de água.)
I listened to some music. (Eu escutei um pouco de música.)

Quando temos substantivos que são incontáveis em inglês e contáveis em português, traduziremos some por alguns/algumas. Note: I want some bread. (Eu quero alguns pães). Em português, “pão” é contável. Em inglês, não. Precisamos, portanto, utilizarmo-nos de “artifícios”, como: “a loaf of bread”.

1.3.2 MUCH x MANY

Usamos much ou many para nos referirmos a uma grande quantidade de algo. No entanto, as duas palavras têm sentidos um pouco diferentes. Enquanto much é sempre usado com substantivos incontáveis, many pode ser usado com substantivos contáveis.

Exemplos:
I drink much water. (Eu bebo muita água.)
I drink many glasses of water. (Eu bebo muitos copos d’água.)
I’ve got much work to do. (Tenho muito trabalho a fazer.)
I think about many things at the same time. (Eu penso em muitas coisas ao mesmo tempo.)

Note que much é traduzido para o português como muito/muita e many como muitos/muitas. Isso acontece porque muito/muita representa a grande quantidade de coisas incontáveis, como água e trabalho e muitos/muitas representa a grande quantidade de coisas contáveis, como copos e coisas.

É importante ressaltar, novamente, que o que é contável em uma língua pode não o ser em outra língua. Da mesma maneira, línguas diferentes podem apresentar significados diferentes para uma mesma palavra em determinados contextos.

Em português, água é incontável e, portanto, geralmente aparece no singular. Não podemos contar a quantidade de água, como em “uma água”, “duas águas”, por exemplo. Contamos as gotas, os litros, as garrafas, etc. Há, no entanto, contextos em que usamos a palavra água no plural, em português. Exemplo: “No período das cheias, as águas do rio Nilo transbordam o leito normal”.

Por isso, devemos ficar atentos aos exemplos estudados, sempre nos lembrando de que o uso apresentado nos exemplos mostra apenas um dos sentidos de uma mesma palavra.

Exemplos:
I have much money. (Eu tenho muito dinheiro.)
I have many dollars. (Eu tenho muitos dólares.)

Quando dizemos que dinheiro é incontável, muita gente discorda, já que contamos o dinheiro o tempo todo! Devemos nos lembrar, portanto, que estamos nos referindo à palavra dinheiro, quando dizemos que ela é incontável. Não contamos a palavra dinheiro. Note:

Quanto de dinheiro você tem? (e não: quantos dinheiros você tem?)
Eu tenho muito/pouco dinheiro! (e não: eu tenho cinquenta/cem dinheiros)

Se quisermos falar de quantidade em número, colocaremos no plural o nome da moeda utilizada. (Eu tenho cinquenta/cem reais/dólares/euros, etc.). Por isso, a palavra money é incontável e deve ser acompanhada de much quando houver referência à sua grande quantidade.

1.3.3 Artifícios para contar substantivos incontáveis

Para especificar a quantidade diante de substantivos incontáveis podemos utilizar algumas expressões, como a piece of, a cup of, a bottle of, a loaf of, etc. Desse modo, estaremos utilizando artifícios para contar os substantivos incontáveis.

Exemplos:
One bottle of water.
Two bottles of water...

Apesar de “water” (água) ser incontável, “bottle” (garrafa) é contável. Dessa forma, estamos contando as garrafas de água, não *as águas. De qualquer maneira, estamos expressando quantidade do substantivo incontável “water”, contando o substantivo contável “bottle”.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS!

1. Complete as sentenças
Use seus conhecimentos sobre substantivos contáveis e incontáveis para completar as sentenças abaixo. Lembre-se do que foi visto na apostila gramatical. Good luck!


2. Acerte os contáveis
Neste jogo você precisa atirar nas palavras que são substantivos contáveis para marcar pontos. Have fun!



3. Luta com espada
Neste jogo, você deve responder às perguntas, que envolvem partes do corpo e "how many...?". Se acertar, você ataca o adversário. Se errar, você é atacado! Boa sorte!


MATERIAL COMPLEMENTAR

Vídeo: Assista ao vídeo "LHC Grande Colisor de Hádrons", para assistir a uma matéria feita pelo Jornal da Globo sobre o acelerador de partículas. 


Vídeo: Assista ao vídeo "Grammar - Countable and Uncountable Nouns in English", para praticar a sua compreensão de textos orais em língua inglesa e para assistir a uma professora explicando sobre countable e uncountable nouns.


Quiz sobre o vídeo: Na mesma página do vídeo, você pode fazer um quiz para testar o que você aprendeu da lição.

Quiz - Contável ou incontável: Você sabe distinguir um substantivo contável de um incontável? Faça o quiz e descubra!

Quiz - Quantifiers: Você sabe empregar corretamente os quantifiers a/an, some/any e much/many? Faça o quiz para descobrir! (Para começar o quiz, clique em "Start now").

Jogo - Bilionário: Neste jogo, você deve responder corretamente as perguntas, que envolvem food partitives (a piece ofa cup ofa bottle ofa loaf of, etc.). Lembre-se do que foi visto na apostila gramatical. Se você acertar as perguntas, você ganha dinheiro! Será que você consegue chegar no bilhão?

Jogo - Bilionário: Você quer ser um bilionário? Neste jogo, você deve encontrar a forma correta de plural dos substantivos dados, para ganhar mais dinheiro. Lembre-se do módulo 3, sobre plural.

Jogo - Quantifiers: Neste jogo, você tem 30 segundos para associar o quantifier com o alimento correto. Por exemplo, "A slice of..." você deve ligar com "pizza". Good luck!

Jogo - Invasores do espaço: Neste jogo, você deve atirar no inimigo para marcar pontos. Depois, deve responder as perguntas (todas as perguntas começam com how many).

Exercício - How many: Neste exercício, você deve colocar as sentenças com “How many” na ordem correta.

Exercício - Many ou much: Use seus conhecimentos sobre substantivos contáveis e incontáveis para decidir se as sentenças devem ser completadas com “much” ou com “many”.

Exercício - Ligue as frases: Neste exercício, você deve ligar as perguntas com suas respectivas respostas. As perguntas começam com how many/much.

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS

7. The Free Dictionary

Módulo Anterior                                                                                                     Próximo Módulo