Neste módulo, você vai encontrar um texto sobre um dia de trabalho. Acompanham o texto algumas questões (com sugestões de respostas), além de material de apoio (vocabulário e apostila gramatical) e material complementar (vídeos, jogos, animações, etc.). A apostila gramatical deste módulo aborda os falsos cognatos. Bons estudos!
In the morning I attended a meeting between management and union representatives. The discussion was very comprehensive, covering topics like working hours, days off, retirement age, etc. Both sides were interested in an agreement and ready to compromise. The secretary recorded everything in the notes. Eventually, they decided to set a new meeting to sign the final draft of the agreement.
Back at the office, a colleague of mine asked me if I had realized that the proposed agreement would be partially against the company policy not to accept workers that have already retired. I pretended to be really busy and late for an appointment, and left for the cafeteria. Actually, I didn't want to discuss the matter at that particular moment because there were some strangers in the office.
After lunch I attended a lecture given by the mayor, who is an expert in tax legislation and has a graduate degree in political science. He said his government intends to assist welfare programs and senior citizens, raise funds to improve college education and build a public library, and establish tougher limits on vehicle emissions because he assumes this is what the people expect from the government.
Back at the office, a colleague of mine asked me if I had realized that the proposed agreement would be partially against the company policy not to accept workers that have already retired. I pretended to be really busy and late for an appointment, and left for the cafeteria. Actually, I didn't want to discuss the matter at that particular moment because there were some strangers in the office.
After lunch I attended a lecture given by the mayor, who is an expert in tax legislation and has a graduate degree in political science. He said his government intends to assist welfare programs and senior citizens, raise funds to improve college education and build a public library, and establish tougher limits on vehicle emissions because he assumes this is what the people expect from the government.
1 – Em linhas gerais, sobre o quê o texto está tratando?
2 – De manhã, o narrador foi a uma reunião. A respeito dessa reunião, responda:
a. A reunião era entre quem? (quais eram os lados envolvidos na reunião)?
b. O que foi discutido na reunião?
c. Os dois lados estavam predispostos a entrarem em um acordo?
d. O que foi resolvido, afinal?
3 – À tarde, o narrador voltou para seu escritório. A respeito disso, responda:
a. O que o colega do narrador lhe perguntou?
b. Qual foi a reação do narrador à pergunta?
c. Por que narrador não queria discutir aquela questão naquele momento?
4 – Depois, o narrador foi assistir a uma palestra do prefeito. Nessa palestra, o que o prefeito disse que irá fazer em seu governo?
5 – Observe as palavras a seguir: actually, appointment, assist, assume, attend, cafeteria, college, comprehensive, compromise, emission, eventually, expert, lecture, library, lunch, mayor, office, particular, policy, pretend, realize, record, retire, senior, stranger, tax e union. Todas essas palavras estão presentes no texto. Tente dar os significados de cada uma destas palavras sem consultar o dicionário (procure adivinhar o sentido da palavra por meio do sentido geral da frase, pelo contexto; mas cuidado, pois essas palavras podem ser falsos cognatos). Depois, consulte um dicionário (ou consulte a “sugestão de resposta”, ao final do post) e confira se os significados dados por você estão corretos.
RESPOSTAS SUGERIDAS (clique em "exibir")
VOCABULÁRIO
Glossário monolíngue (ingles-inglês)
Glossário bilíngue (inglês-português)
APOSTILA GRAMATICAL
TESTE SEUS CONHECIMENTOS!
1. Teste
Teste seus conhecimentos sobre falsos cognatos. O teste apresenta algumas frases, acompanhadas de imagens. Você deverá ler a frase dada e apontar o sentido da palavra que for pedida. Você tem quatro opções. Errando ou acertando, o teste apresenta explicações e estatísticas (a porcentagem de pessoas que acertou aquela questão). Será que a palavra é um cognato ou um falso cognato?
OBS: Se você não conseguir visualizar o exercício, clique aqui.
2. Teste II
Escolha a alternativa que mostra o significado do falso cognato. Se precisar, consulte nossa apostila gramatical. Bons estudos!
MATERIAL COMPLEMENTAR
1. Teste
Teste seus conhecimentos sobre falsos cognatos. O teste apresenta algumas frases, acompanhadas de imagens. Você deverá ler a frase dada e apontar o sentido da palavra que for pedida. Você tem quatro opções. Errando ou acertando, o teste apresenta explicações e estatísticas (a porcentagem de pessoas que acertou aquela questão). Será que a palavra é um cognato ou um falso cognato?
OBS: Se você não conseguir visualizar o exercício, clique aqui.
2. Teste II
Escolha a alternativa que mostra o significado do falso cognato. Se precisar, consulte nossa apostila gramatical. Bons estudos!
Falsos Cognatos II » Quiz School
MATERIAL COMPLEMENTAR
Jogo - Encontre o falso cognato: Neste jogo, são apresentadas palavras em inglês e você deverá decidir qual o significado da palavra, dentre as opções apresentadas. Cuidado! Pois a palavra pode ser um falso cognato.
Teste: Teste seus conhecimentos sobre falsos cognatos. Será que você lembra o verdadeiro sentido desses falsos cognatos?
Teste: Teste seus conhecimentos sobre falsos cognatos. Será que você lembra o verdadeiro sentido desses falsos cognatos?
ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS:
3. Info Escola
4. Read in Web