Neste módulo, você vai encontrar a música "My Love", da cantora Petula Clark. Acompanham o texto algumas questões (com sugestões de respostas), além de material de apoio (vocabulário e apostila gramatical) e material compltementar (vídeos, jogos, animações, etc.). A apostila gramatical deste módulo aborda os graus dos adjetivos (comparativo e superlativo). Bons estudos!
My Love
Petula Clark
CHORUS:
My love is warmer than the warmest sunshine
Softer than a sigh.
My love is deeper than the deepest ocean
Wider than the sky.
My love is brighter than the brightest star
That shines every night above
And there is nothing in this world
That can ever change my love
Something happened to my heart the day that I met you
Something that I never felt before
You are always on my mind no matter what I do
And everyday it seems that I want you more
[CHORUS]
Once I thought that love was meant for anyone else but me
Vídeo: assista abaixo a um vídeo de Petula Clark cantando ao vivo a música "My Love".
QUESTÕES
1 – A música acima é composta por três estrofes. Relate, sucintamente, o conteúdo:
a) da primeira estrofe (refrão)
b) da segunda estrofe
c) da terceira estrofe
2 – Tente descobrir o significado da palavra “chorus”, por meio do contexto.
3 – Observe as seguintes frases: "My love is warmer than the warmest sunshine". "My love is deeper than the deepest ocean". "My love is brighter than the brightest star".
Agora, responda: Qual a diferença de sentido entre as palavras...
a) ..."warmer" e "warmest"?
b) ..."deeper" e "deepest"?
c) ..."brighter" e "brightest"?
RESPOSTAS SUGERIDAS (clique em "exibir"):
1 – a) Na primeira estrofe (refrão), o eu-lírico da música expõe o quão grande e intenso é o amor que sente (o amor é o mais ardente, o mais suave, o mais profundo, o maior, o mais reluzente...). E ainda afirma que não há nada no mundo que possa mudar seu sentimento.
b) Na segunda estrofe, o eu-lírico relata que algo aconteceu com seu coração no dia em que conheceu a pessoa amada, algo que nunca havia sentido antes. O eu-lírico também diz que esta pessoa está sempre em sua cabeça, não importa o que faça, e que cada dia parece que a quer mais.
c) Na terceira estrofe, o eu-lírico relata que já acreditou que amor era feito para qualquer pessoa, exceto ele, e que jamais encontraria seu par. Agora, o eu-lírico percebe o quanto estava errado.
2 – “Chorus” significa “refrão”, ou seja, é a estrofe que se repete ao longo da música.
3 – a) Tanto "warmer" quanto "warmest" podem ser traduzidos como "mais quente". "Warmer" é a forma comparativa do adjetivo "warm", isso quer dizer que, quando usamos a "warmer", estamos comparando duas coisas (no caso da música, o eu-lírico compara seu amor com o raio de sol mais quente). "Warmest" é a forma superlativa; quando usamos "warmest", estamos dizendo que é O mais quente; o mais quente que existe.
b) Tanto "deeper" quanto "deepest" podem ser traduzidos como "mais profundo". "Deeper" é a forma comparativa do adjetivo "deep", isso quer dizer que, quando usamos a "deeper", estamos comparando duas coisas (no caso da música, o eu-lírico compara seu amor com o oceano mais profundo). "Deepest" é a forma superlativa; quando usamos "deepest", estamos dizendo que é O mais profundo; o mais profundo que existe.
c) Tanto "brighter" quanto "brightest" podem ser traduzidos como "mais brilhante". "Brighter" é a forma comparativa do adjetivo "bright", isso quer dizer que, quando usamos a "brighter", estamos comparando duas coisas (no caso da música, o eu-lírico compara seu amor com a estrela mais brilhante). "Brightest" é a forma superlativa; quando usamos "brightest", estamos dizendo que é O mais brilhante; o mais brilhante que existe.
VOCABULÁRIO
Glossário monolíngue (inglês-inglês)
but: except, unless. bright: luminous, shining. deep: not superficial, profound. feel: to have a sensation, to be emotionally affected. mean: to destine, to intend. meet: to encounter, to be introduced. mind: thought, memory. no matter: it is unimportant. seem: to appear to be. sigh: the act of let out one’s breath audibly. shine: to be bright, to sparkle. soft: affectionate, smooth. sunshine: direct light of the sun. think: to believe to be true. warm: heated, ardent. wide: having great extent, broad.
Glossário bilíngue (inglês-português)
but: com exceção de, exceto. bright: brilhante, luminoso. deep: profundo. feel: sentir. mean: destinar. meet: conhecer, encontrar. mind: mente, memória. no matter: não importa. seem: parecer, ter a impressão. sigh: suspiro. shine: brilhar, resplandecer. soft: tenro, suave. sunshine: raio de sol. think: pensar, achar, acreditar. warm: quente, ardente. wide: extenso, amplo, vasto.
APOSTILA GRAMATICAL
1. Os graus dos adjetivos:
Os adjetivos, além de qualificar substantivos, também fazem comparações. Em inglês, os adjetivos possuem três graus: grau normal, grau comparativo e grau superlativo. No grau normal, o adjetivo não sofre comparação; no grau comparativo, a comparação é feita entre dois substantivos e no grau superlativo a comparação é feita entre três substantivos ou mais.
2. Grau Comparativo
2.1. Comparativo de Superioridade
2.1.1 Adjetivos monossílabos
Os adjetivos monossílabos formam o comparativo de superioridade com o acréscimo do sufixo -er ao grau normal. Veja os exemplos:
b)Os adjetivos terminados em -e, recebem o sufixo -rapenas. Observe:
large - larger (than) wide - wider (than)
c) Nos adjetivos terminados em CVC (consoante - vogal tônica - consoante), dobra-se a última consoante e acrescenta-se o sufixo -er.Observe:
big - bigger (than) hot - hotter (than) sad - sadder (than) slim - slimmer (than) thin - thinner (than)
2.1.2. Adjetivos dissílabos
A maioria dos adjetivos dissílabos formam o comparativo de superioridade com a estrutura more than. Observe:
This morning is more peaceful than yesterday morning.
Max is more careful than Mike.
Jill is more thoughtful than your sister.
Observações
a) Os adjetivos dissílabos terminados em -y precedido de consoante formam o comparativo de superioridade trocando o -y por -i mais o sufixo -er. Observe:
b) Os adjetivos dissílabos terminados em -er, -le, ou -ow formam o comparativo de superioridade com o ascréscimo do sufixo -er ao grau normal (apenas -r nos terminados em -le). Observe:
narrow - narrower gentle - gentler
2.1.3. Adjetivos com três ou mais sílabas
Os adjetivos com três ou mais sílabas formam o comparativo de superioridade com a estrutura more than. Observe:
John is more generous than Jack.
Health is more important than money.
Women are more intelligent than men.
2.2. Comparativo de inferioridade
Para formar o comparativo de inferioridade, é usada a estrutura less than (menos que) para qualquer adjetivo, não importando a quantidade de sílabas.
She is less attractive than her friend.
Golf is a sport less popular than soccer.
2.3. Comparativo de igualdade
“As... as” (“tão... quanto”) é usado em frases afirmativas e “not so... as” ou “not as... as” (“não tão... quanto”), em frases negativas. Estas construções formam o comparativo de igualdade. Veja os exemplos:
John is as fat as his wife.
She speaks French as well as the rest of us.
Alexander is not as intelligent as his father.
Cristina is not so tall as her sister.
3. Grau Superlativo
3.1. Superlativo de superioridade
3.1.1. Adjetivos monossílabos
Os adjetivos monossílabos formam o grau superlativo de superioridade com o acréscimo do sufixo -est ao grau normal. Veja os exemplos:
a) Os adjetivos terminados em -e, recebem o sufixo -stapenas. Observe:
large - (the) largest wide - (the) widest
b) Nos adjetivos terminados em consoante precedida de vogal tônica, dobra-se a consoante e acrescenta-se o sufixo -est. Observe:
big - (the) biggest hot - (the) hottest sad - (the) saddest slim - (the) slimmest thin - (the) thinnest
3.1.2. Adjetivos dissílabos
A maioria dos adjetivos dissílabos formam o superlativo de superioridade com a estrutura the most (o/a mais). Observe:
Max's house in the mountains is the most peaceful in the world. Of all the taxi drivers, Jack is the most careful.
Mary is the most thoughtful person I've ever met.
Observações
a) Os adjetivos dissílabos terminados em -y precedido de consoante formam o superlativo de superioridade trocando o -y por -i mais o sufixo -est. Observe:
b) Os adjetivos dissílabos terminados em -er, -le, ou -ow formam o superlativo de superioridade com o ascréscimo do sufixo -est ao grau normal. Observe:
gentle - the gentlest narrow - the narrowest
3.1.3. Adjetivos com três ou mais sílabas
Os adjetivos com três ou mais sílabas formam o superlativo de superioridade com a estrutura the most. Observe:
John is the most generous of all the people I know.
Of all the people I know, Max is the most important.
Mary is the most intelligent person I've ever met.
3.2. Superlativo de inferioridade
Para formar o superlativo de inferioridade, é usada a estrutura the least (o/a menos) para qualquer adjetivo, não importando a quantidade de sílabas. Observe:
This is the least attractive place I've ever been.
John is the least intelligent person I've ever met.
4. Formas Comparativas e Superlativas Irregulares
Alguns adjetivos não seguem as regras apresentadas anteriormente para formar os graus comparativo e superlativo. As formas que estes adjetivos possuem são chamadas de irregulares. Como não existem regras para este tipo de formação, precisamos memorizá-las. Na tabela abaixo encontram-se as formas comparativas e superlativas irregulares de alguns adjetivos:
TESTE SEUS CONHECIMENTOS!
1. Futebol Escolha a resposta correta para poder tentar marcar o gol. As perguntas usarão o comparativo e o superlativo dos adjetivos. Good luck!
2. Vença o professor
Neste jogo, você deve completar as frases com a forma comparativa correta para fazer pontos. Have fun!
3. Baskettball
Escolha o nível de dificuldade da pergunta e responda para poder chutar para a cesta!
MATERIAL COMPLEMENTAR
Música: Escute a versão gravada da música "My Love", de Petula Clark.
Vídeo: Assista ao vídeo "English Grammar - Comparative Adjectives", para praticar a sua compreensão de textos orais em língua inglesa e para assistir a uma professora explicando sobre o grau comparativo dos adjetivos.
Quiz sobre o vídeo: Nesta página, você pode fazer um quiz para testar o que você aprendeu sobre a lição do vídeo acima.
Vídeo: Assista ao vídeo "English Grammar - Superlative Adjectives", para praticar a sua compreensão de textos orais em língua inglesa e para assistir a uma professora explicando sobre o grau superlativo dos adjetivos.
Quiz sobre o vídeo: Nesta página, você pode fazer um quiz para testar o que você aprendeu sobre a lição do vídeo acima.
Exercício - Comparativo: Faça este exercício para fixar o que você aprendeu sobre o grau comparativo dos adjetivos. Se você não sabe a resposta, o site fornece algumas dicas.
Teste - Comparativo e superlativo: Neste teste, você deve completar a frase com a forma apropriada do adjetivo, optando pelo grau comparativo ou superlativo.
Jogo - Escolha a figura: Neste jogo, você deve escolher a figura que melhor completa algumas expressões populares em inglês que usam o comparativo de igualdade.
Jogo - Fernando, go to school!: Ajude Fernando a chegar à escola. Neste jogo, você deve ler o adjetivo que aparece no livro e digitar sua forma comparativa. Há vinte palavras. Good luck!
Exercício - Verdadeiro ou falso: Neste exercício, você deve utilizar seu conhecimento de geografia para dizer se as afirmativas são verdadeiras ou falsas. As afirmativas apresentam comparativos ou superlativos.
Exercício - Verdadeiro ou falso: Neste exercício, você deve utilizar seu conhecimento de geografia para dizer se as afirmativas são verdadeiras ou falsas. As afirmativas apresentam comparativos ou superlativos.
Vídeo - Animais: Assista a esse vídeo para ver exemplos de usos de comparativos em inglês. Há o preço de vários animais, e eles são comparados com relação ao preço.
Vídeo - Países:Assista a esse vídeo para ver exemplos de usos de superlativos em inglês. As frases estão relacionadas a países.
Vídeo - Países:Assista a esse vídeo para ver exemplos de usos de comparativos em inglês. As frases estão relacionadas a países.