18 de out. de 2010

28 Sk8er Boi - Avril Lavigne

Neste módulo, você vai encontrar a música "Sk8er Boi", da cantora Avril Lavigne. Acompanham a música algumas questões (com sugestões de respostas), além de material de apoio (vocabulário e apostila gramatical) e material complementar (vídeos, jogos, animações, etc.). A apostila gramatical deste módulo aborda alguns pronomes (pronome reto, pronome oblíquo, possessivo adjetivo e possessivo substantivo). Bons estudos!

Observação: A apostila gramatical do Módulo 02 também é sobre pronomes.





Sk8er boy
Avril Lavigne

He was a boy. She was a girl.
Can I make it any more obvious?
He was a punk. She did ballet.
What more can I say?
He wanted her. She'd never tell,
Secretly she wanted him as well.
But all of her friends, stuck up their nose.
They had a problem with his baggy clothes.

He was a skater boy.
She said “see you later boy”.
He wasn't good enough for her.
She had a pretty face.
But her head was up in space.
She needed to come back down to earth

Five years from now, she sits at home.
Feeding the baby, she's all alone.
She turns on TV, guess who she sees?
Skater boy rocking up MTV.
She calls up her friends, they already know
And they've all got tickets to see his show.
She tags along, stands in the crowd.
Looks up at the man that she turned down.

He was a skater boy.
She said “see you later boy”.
He wasn't good enough for her.
Now he is a superstar.
Slamming on his guitar.
Does your pretty face see what he's worth?

Sorry girl but you missed out.
Well, tough luck, that boy's mine now.
We are more than just good friends.
This is how the story ends.
Too bad that you couldn't see.
See the man that boy could be.
There is more than meets the eye.
I see the soul that has in inside.

He's just a boy.
And I'm just a girl.
Can I make it any more obvious?
We are in love, haven't you heard
How we rock each other’s world?

I'm with the skater boy.
I said “see you later boy”.
I'll be backstage after the show,
I'll be at the studio,
Singing the song we wrote.
About the girl you used to know.

(música retirada de Letras.terra)

Áudio: Escute abaixo a música "Sk8er Boi" (versão de CD). Você pode baixar a música neste site.


QUESTÕES

1 – Na música, há dois personagens principais: o menino e a menina. Caracterize-os.
2 – No começo da música, o menino estava interessado na menina? E quanto a ela? Ela estava interessada nele?
3 – O que os amigos da menina achavam do "garoto skatista"?
4 – A menina rejeita o menino ou fica com ele?
5 – O que acontece depois de cinco anos (3ª estrofe)?
6 – Na 5ª estrofe surge mais uma pessoa na história. Quem é? Qual é a relação dessa pessoa com o menino?
7 – O que essa pessoa diz para a menina?
8 – Localize na música e dê exemplos:
a) 6 pronomes retos diferentes (subject pronoun)
b) 4 pronomes oblíquos diferentes (object pronoun)
c) 4 possessivos adjetivos diferentes (possessive adjective)
d) 1 possessivo substantivo (possessive pronoun)
9 – Observe estas duas frases: "He wanted her" e "She calls up her friends". Nas duas frases, há a palavra "her". Há alguma diferença entre o significado da palavra "her" nessas frases? Explique.

RESPOSTAS SUGERIDAS (clique em "exibir")
1 – O menino era um skatista, punk, que usava roupas largas. Ele acaba se tornando um superstar, tocando guitarra, e chega até a aparecer na MTV. A menina era bonita, fazia ballet e, aparentemente, era uma patricinha, tendo um estilo diferente do menino.
2 – O menino estava interessado na menina. Ela também estava interessada nele, mas secretamente.
3 – Os amigos da menina tinham um problema com as roupas largas do "garoto skatista". Eles desprezavam o menino porque ele tinha um estilo diferente e não era um "mauricinho".
4 – A menina, mesmo gostando do menino, rejeita-o (talvez por influência dos amigos) e diz "see you later boy" ("até mais, menino"). Ela achava que ele não era bom o bastante para ela.
5 – Cincos anos depois, a menina liga a televisão e vê o menino na MTV, fazendo um mega show - ele se torna um super astro. Ela resolve ir ao show com seus amigos e lá ela olha para o menino e o admira (talvez arrependida por tê-lo rejeitado).
6 – Na 5ª estrofe entra na história a pessoa que está cantando a música (pode-se pensar que é a cantora, Avril, ou um personagem de 1ª pessoa). Essa pessoa é quem está agora com o menino ("we are more than just good friends"), ou seja, uma namorada ou alguma coisa do tipo.
7 – Essa pessoa basicamente diz "bem feito!" para a menina, pois quando o menino estava interessado nela, ela o rejeitou. E agora que ela não pode mais tê-lo, é quando ela passa a dar valor e admirá-lo. A namorada do menino também diz para a menina que ela perdeu a chance dela; diz que é "uma pena" (irônico) ela não ter percebido antes o potencial do menino; que existem mais coisas além da aparência; etc.
8 – a) I (exemplo: I'm with the skater boy.).
         You (exemplo: Sorry girl but you missed out.).
         He (exemplo: He was a boy).
         She (exemplo: She was a girl).
         We (exemplo: We are in love).
         They (exemplo: They had a problem with his baggy clothes).
     b) You (exemplo: She said “see you later boy”).
         Him (exemplo: Secretly she wanted him as well).
         Her (exemplo: He wanted her).
         It (exemplo: Can I make it any more obvious?).
     c) Your (exemplo: Does your pretty face see what he's worth?).
         His (exemplo: They had a problem with his baggy clothes).
         Her (exemplo: But all of her friends, stuck up their nose).
         Their (exemplo: But all of her friends, stuck up their nose.).
     d) Mine (exemplo: Well, tough luck, that boy's mine now).
9 – Sim, há diferença. Na frase "He wanted her" ("ele queria ela" ou "ele a queria"), her é pronome pessoal oblíquo. Na frase "She calls up her friends" ("ela liga para seus amigos" ou "ela liga para os amigos dela"), her é pronome possessivo adjetivo.


VOCABULÁRIO

Glossário monolíngue (inglês-inglês)
baggy: (of clothes) hanging loosely because of being too big or having been stretched.
call up: to telephone.
come back: to return to a place.
crowd: a large group of people who have come together.
earth: the planet third in order of distance from the Sun; the world on which we live.
enough: as much as is necessary; in the amount or to the degree needed.
eye: one of the two organs in your face, which you use to see with.
face: the front of the head, where the eyes, nose and mouth are.
feed: to give food to a person, group or animal.
guess: to give an answer to a particular question when you do not have all the facts and so cannot be certain if you are correct.
guitar: a musical instrument with six strings and a long neck which is usually made of wood, and which is played by pulling or hitting the strings with the fingers.
heard: to receive or become conscious of a sound using your ears; to be told or learn (of); receive news.
inside: the inner part, space or side of something.
look up at: to direct your eyes in order to see; to admire and respect someone.
meet: to touch, to experience something.
miss out: to fail to use an opportunity to enjoy or get an advantage from something.
nose: the part of the face that sticks out above the mouth, through which you breathe and smell.
rock up: to arrive somewhere; to cause feelings of shock.
secret: if something is secret, other people are not allowed to know about it (adverb: secretly).
skater: a person on skates.
slam: to move against a hard surface with force and usually a loud noise.
soul: the spiritual part of a person which some people believe continues to exist in some form after their body has died, or the part of a person which is not physical and experiences deep feelings and emotions.
space: the empty area outside the Earth's atmosphere, where the planets and the stars are.
stand: to be in a vertical state, especially (of a person or animal) by straightening the legs.
stick up: to point up above the surface of something and not lie flat.
tag along: to go somewhere with a person or group, usually when they have not asked you to go with them.
turn down: to refuse an offer or request.
turn on: to switch on (a TV); to put into operation; activate.
as well: in addition (to).
be in love: to love someone in a romantic and sexual way.
be worth: to be important or interesting enough to receive a particular action.
each other: used to show that each person in a group of two or more people does something to the others.
see you later: bye, goodbye.
too bad: if you say something is "too bad", you can mean either that you are sympathetic about someone else's problem, or that you are not. The difference is in what is being talked about and the way that you say it.
tough luck: said to show that you have no sympathy for someone's problems or difficulties.


Glossário bilíngue (inglês-português)
baggy: largo; folgado.
call up: ligar; telefonar.
come back: voltar.
crowd: multidão; público.
earth: terra.
enough: o bastante; o suficiente.
eye: olho.
face: rosto.
feed: alimentar; dar de comer.
guess: adivinhar.
guitar: violão; guitarra.
heard: ouvir; ficar sabendo.
inside: dentro.
look up at: olhar (para algo); admirar.
meet: encontrar.
miss out: falhar; perder uma boa oportunidade; deixar escapar.
nose: nariz.
rock up: chegar; arrasar, detonar, abalar.
secretly: secretamente.
skater: skatista.
slam: detonar; fazer um barulho alto.
soul: alma.
space: espaço.
stand: ficar em pé.
stick up: levantar, empinar.
tag along: ir junto, acompanhar.
turn down: rejeitar, recusar.
turn on: ligar (TV, rádio, etc.).
as well: também; igualmente; da mesma forma.
be in love: estar apaixonado.
be worth: valer; ter algum valor.
each other: um ao outro.
see you later: até mais; te vejo depois.
too bad: que pena.
tough luck: azar o seu.


APOSTILA GRAMATICAL
1. Pronomes Pessoais (Personal Pronouns)

Pronome é a classe de palavras que acompanha ou substitui um substantivo ou um outro pronome, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso. Os pronomes nos ajudam a evitar repetições desnecessárias na fala e na escrita.

Os pronomes pessoais referem-se a alguma pessoa, lugar ou objeto específico e são subdivididos em pronomes pessoais do caso reto (subject pronouns) e pronomes pessoais do caso oblíquo (object pronouns).

Número Pessoa Pronome Reto
(Subject Pronoun)
Pronome Oblíquo
(Object Pronoun)
Singular I
(eu)
me
(me, mim)
you
(tu, você)
you
(te, ti, o, a, lhe, a você)
he
(ele)
him
(o, lhe, a ele)
she
(ela)
her
(a, lhe, a ela)
it
(ele, ela [neutro])
it
(o, a, lhe [neutro])
Plural we
(nós)
us
(nos)
you
(vocês)
you
(lhes, a vocês)
they
(eles, elas)
them
(os, as, lhes)

1.1 Pronome pessoal reto

O pronome reto desempenha papel de sujeito (subject) da oração. Portanto, geralmente aparece antes de um verbo. Exemplos:

I'm with the skater boy.
You missed out.
He was a boy.
She was a girl.
It is obvious.
We are more than just good friends.
You are skaters.
They had a problem with his baggy clothes.

1.2 Pronome pessoal oblíquo

O pronome oblíquo funciona como o objeto (direto ou indireto) da oração. Portanto, geralmente aparece depois de um verbo ou de uma preposição. Exemplos:

The skater boy is with me.
I see you later, boy.
She wanted him.
He wasn't good enough for her.
Can I make it any more obvious?
They like us.
I see you later, boys.
I'll play this song for them.

Observe:

She wanted the skater boy. (Ela queria o menino skatista)
She wanted him. (Ela o queria)

No exemplo acima, o pronome him deve ser utilizado, pois ele vem logo após um verbo (want - querer) e substitui um objeto direto, the skater boy. Outro caso é quando o pronome é usado para substituir um objeto indireto e, portanto, vem depois de uma preposição. Observe:

He wasn't good enough for Avril. (Ele não era bom o bastante para Avril)
He wasn't good enough for her. (Ele não era bom o bastante para ela)

Assim como em português não dizemos “ele não era bom o bastante para eu”, e sim “ ele não era bom o bastante para mim”; em inglês devemos seguir essa mesma regra. Logo, não podemos dizer “he wasn't good enough for she”, e sim “he wasn't good enough for her”.

1.3 Observações

a) O pronome I é sempre escrito com letra maiúscula; é uma regra.

b) O pronome you significa tanto "você" quanto "vocês". O que permitirá distinguir se é singular ou plural é o contexto, ou seja, o sentido da frase. Por exemplo, na frase "you are a boy" ("você é um menino"), sabemos que o you é singular, enquanto que na frase "you are boys" ("vocês são meninos"), sabemos que o you é plural. Há frases, contudo, em que não fica tão claro se o you é singular ou plural; são frases ambíguas. Por exemplo, "you are pretty", que pode significar tanto "você é bonito", quanto "vocês são bonitos".

c) O pronome it é um pronome neutro, usado para se referir a animais, objetos, conceitos; enfim, coisas que não têm um sexo, feminino ou masculino. O it também é usado em frases que em português não têm sujeito, como em "está chovendo", por exemplo, que em inglês fica "it is raining".

d) Não está errado usar he/him ou she/her para se referir a animais, quando estes são animais de estimação, com quem temos familiaridade e carinho. Para animais selvagens, é mais comum usar o pronome it.

e) O pronome they/them serve para se referir a pessoas, animais, objetos, conceitos, etc., no plural.

f) É indispensável que se saiba claramente a diferença entre sujeito e objeto. Observe:

I see you later, boy.
Can I make it any more obvious?
You'll play this song for them.
He wasn't good enough for her.
She wanted him.
They had a problem with us.

2. Possessivos Adjetivos e Possessivos Substantivos

Em inglês, há diferença entre possessivo adjetivo (possessive adjective) e possessivo substantivo (possessive pronoun).

Número Pessoa Possessivo Adjetivo
(Possessive Adjective)
Possessivo Substantivo
(Possessive Pronoun)
Singular my
(meu, minha)
mine
(o meu, a minha)
your
(teu, tua, seu, sua)
yours
(o teu, a tua, o seu, a sua )
his
(dele)
his
(o/a dele)
her
(dela)
hers
(o/a dela)
its
(dele, dela [neutro])
its
(o/a dele, o/a dela [neutro])
Plural our
(nosso, nossa)
ours
(o nosso, a nossa)
your
(seu, sua, de vocês)
yours
(o seu, a sua, o de vocês)
their
(deles, delas)
theirs
(o/a deles, o/a delas)

Exemplos:

I like my skate. Do you like yours?
You sang your song. Now let me sing mine.
His guitar is awesome, but Avril prefers hers.
Avril is happy with her friends. Is Tony satisfied with his?
Our guitar is red. What about the Taylor's?” “Oh, theirs is blue”.
Your studio is very modern, but we can’t say the same about ours.
Their show is very long. How about yours?

2.1 Observações

a) Os possessivos adjetivos modificam substantivos, portanto sempre são seguidos por um substantivo.

Their show is very long.
You sang your song.

b) Os possessivos substantivos nunca são usados antes de substantivo, pois sua função é substituí-lo a fim de evitar repetição.

I like my skate. Do you like your skate? (Eu gosto do meu skate. Você gosta do seu skate?)
=
I like my skate. Do you like yours? (Eu gosto do meu skate. Você gosta do seu?)

c) Em inglês, nunca se usa artigo (the, a, an) na frente dos possessivos. Nunca fale "the my skate" (o meu skate) ou "do you like the yours?" (você gosta do seu?).

d) Os possessivos, em inglês, não se flexionam em número nem em gênero.

My brother. (meu irmão)
My brothers. (meus irmãos)
My sister. (minha irmã)
My sisters. (minhas irmãs)

e) Os possessivos, em inglês, concordam sempre com o possuidor.

Tom is playing his guitar. (Tom está tocando sua guitarra ou Tom está tocando a guitarra dele)
Avril is playing her guitar. (Avril está tocando sua guitarra ou Avril está tocando a guitarra dela)

f) Os possessivos substantivos podem ser usados em construções com a preposição of.

Daniel and John are friends of ours. (Daniel e John são amigos nossos)
She is a relative of mine. (Ela é uma parente minha)
He was an enemy of hers. (Ele era um inimigo dela)


TESTE SEUS CONHECIMENTOS

1. Sea game
Escolha a alternativa que complete a frase, observando qual o pronome correto a ser inserido Good luck!


2. Revisão
Revise seus conhecimentos sobre pronomes pessoais (reto e oblíquo) e possessivos adjetivos. Clique nas opções para ver explicações e exemplos.


3. Basquete
Neste jogo, você deve completar as sentenças com a forma correta para ter a chance de tentar fazer uma cesta em um jogo de basquete. Use seus conhecimentos sobre pronomes!


MATERIAL COMPLEMENTAR

Videoclipe: Assista abaixo a um vídeo da cantora Avril Lavigne cantando ao vivo a música "Sk8er Boi". Para assistir ao videoclipe oficial da música, clique aqui. Para assistir ao videoclipe oficial da música com legendas em português, clique aqui.


Vídeo: Assista ao vídeo “Subject and object pronouns, para praticar a sua compreensão de textos orais em língua inglesa e para assistir a um professor explicando sobre pronomes.

Jogo - BBC: Exercite seu conhecimento sobre os pronomes pessoais e possessivos da língua inglesa com um jogo elaborado pela BBC, em que se deve completar frases com o pronome correto. Você pode escolher o nível: médio, difícil ou muito difícil. Boa sorte!

Vídeo interativo: Assista a esse vídeo interativo, em que uma professora explica o que são pronomes e como eles são usados. Ao final do vídeo, você pode fazer um quiz para testar seus conhecimentos. Have fun!

Exercício - Selecione o pronome: Neste exercício, você deve selecionar o pronome que melhor completa as sentenças. Lembre-se do que foi visto na apostila gramatical!

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS

4. Dicionário bilíngue online - Michaelis

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