28 de mar. de 2010

23 Waiting for a girl like you - Foreigner

Neste módulo, você vai encontrar a música "Waiting for a girl like you", da banda Foreigner. Acompanham o texto algumas questões (com sugestões de respostas), além de material de apoio (vocabulário e apostila gramatical) e material complementar (vídeos, jogos, animações, etc.). A apostila gramatical deste módulo aborda o presente perfeito contínuo. Bons estudos!




Waiting for a girl like you
Foreigner

So long, I've been looking too hard,
I've been waiting too long
Sometimes I don't know what I will find,
I only know it's a matter of time

When you love someone,
When you love someone
It feels so right, so warm and true,
I need to know if you feel it too

Maybe I'm wrong,
Won't you tell me if I'm coming on too strong
This heart of mine has been hurt before,
This time I wanna be sure

CHORUS:
I've been waiting for a girl like you to come into my life
I've been waiting for a girl like you, your loving will survive
I've been waiting, someone new to make me feel alive
Yeah, waiting for a girl like you to come into my life


You're so good,
When we make love it's understood
It's more than a touch or a word can say
Only in dreams could it be this way
When you love someone, yeah,
Really love someone

Now I know it's right,
From the moment I wake up till deep in the night
There's nowhere on earth that I'd rather be
Than holding you tenderly

[CHORUS]

I've been waiting,
Waiting for you, ooh,
I've been waiting
I've been waiting
(I've been waiting for a girl like you...)
(I've been waiting...)
Won't you come into my life?

(música retirada de Letras.terra)

Videoclipe: assista abaixo a um vídeo da banda Foreigner tocando a música "Waiting for a girl like you". Se você preferir assistir ao videoclipe com legendas em português, clique aqui.


QUESTÕES

1 – Em termos bem gerais, sobre o que é a música?
2 – No início da música, o eu-lírico diz que está "esperando" e "procurando" algo. O que é? E ele encontra o que está procurando?
3 – Pode-se dizer que o eu-lírico está apaixonado e que ele é correspondido?
4 – Tente descobrir o significado da palavra “chorus”, por meio do contexto.
5 – Na música, o amor se concretiza ou é platônico?
6 – Observe as frases a seguir, todas retiradas do texto: I've been looking too hardI've been waiting too longI've been waiting for a girl like you. Agora responda: o que elas têm em comum?
7 – Explique por que as frases acima são diferentes desta: This heart of mine has been hurt before.

RESPOSTAS SUGERIDAS (clique em "exibir"):
1 – A música é sobre amor; é uma declaração de amor a uma garota que ele estava esperando há muito tempo.
2 – Ele está esperando e procurando por um amor. E ele encontra, sim, esse amor, pois ele se apaixona por uma garota.
3 – Pode-se dizer com certeza que o eu-lírico está apaixonado. No entanto, não sabemos se ele é correspondido. Na verdade, nem o próprio eu-lírico sabe se é correspondido, isso pode ser observado no verso "I need to know if you feel it too", ou seja, ele quer saber se ela também sente por ele o que ele sente por ela.
4 – “Chorus” significa “refrão”, ou seja, é a estrofe que se repete ao longo da música.
5 – Embora não saibamos se o eu-lírico é correspondido, pode-se dizer que o amor se concretiza, pois ele consegue ficar com a garota.
6 – Elas têm em comum a estrutura: sujeito + have ('ve) + been + verbo no gerúndio (-ing). Essa é a estrutura do tempo verbal presente perfeito contínuo (para mais detalhes, consulte a apostila gramatical deste módulo).
7 – As frases do exercício 6 estão no presente perfeito contínuo (sujeito + have/has + been + verbo no gerúndio), enquanto a frase do exercício 7 está no presente perfeito, na voz passiva (Someone has hurt this heart of mine before (voz ativa) → This heart of mine has been hurt before (voz passiva)). A estrutura é parecida, mas a principal diferença é que, no presente perfeito contínuo, o verbo principal está no gerúndio. E, na frase do exercício 7, não há nenhum verbo no gerúndio, pois o tempo verbal é outro.


VOCABULÁRIO

Glossário monolíngue (inglês-inglês)
alive: living; having life; not dead.
deep: being of a particular distance from the top.
feel: to experience something physical or emotional.
hard: with a lot of physical or mental effort.
hold: to take and keep something in your hand or arms.
hurt (participle): injured or in pain.
long: continuing for a large amount of time.
matter: a situation or subject which is being dealt with or considered.
nowhere: in, at or to no place; not anywhere.
sure: certain; without any doubt.
survive: to continue to live or exist, especially after being in a difficult situation.
tenderly: in a gentle, loving or sympathetic way.
till: up to (the time that); until.
touch: a light movement of one thing, especially a hand, onto and off another thing.
wanna: "want to"; to wish for a particular thing or plan of action.
warm: friendly and loving.
come on strong: to behave in a way which makes it clear that you are (sexually) interested in a particular person.
it is understood: used to refer to something such as a rule that everyone knows and accepts.
would rather: used to show that you prefer to have or do one thing more than another.


Glossário bilíngue (inglês-português)
alive: vivo.
deep: fundo, profundo; (deep in the night: tarde da noite).
feel: sentir.
hard: com empenho, com esforço.
hold: segurar.
hurt (particípio): machucado, magoado.
long: por tanto tempo.
matter: questão.
nowhere: lugar nenhum.
sure: certo; com certeza; sem dúvida.
survive: sobreviver.
tenderly: ternamente; carinhosamente.
till: até.
touch: toque.
wanna: querer.
warm: afetuoso, amoroso.
come on strong: forçar a barra; demonstrar interesse (sexual) por alguém.
it is understood: é sabido; sabe-se.
would rather: preferiria; gostaria.


APOSTILA GRAMATICAL
Presente Perfeito Contínuo (Present Perfect Continuous)

1. Estrutura

O present perfect continuous é um tempo composto por três verbos: dois auxiliares e um principal. O primeiro verbo auxiliar é o verbo to have (no presente simples), ou seja: have (para I, you, we, they) ou has (para: he, she, it). O segundo verbo auxiliar é o verbo to be no particípio, ou seja: been. O verbo principal sempre deve estar no gerúndio (-ing).

2. Construção das formas afirmativa, negativa e interrogativa

A seguir, mostraremos como é a construção da forma afirmativa, negativa e interrogativa em inglês, no presente perfeito contínuo.

2.1 AFIRMATIVA

Sujeito + have/has + been + verbo no gerúndio + complemento.

Exemplos:
I have been waiting for a girl like you.
You have been looking too hard.
He has been waiting too long.
She has been dating him.
The band has been playing for hours.
We have been listening to this CD all day.
They have been playing this song for a long time.

2.2 NEGATIVA

Sujeito + have/has + not + been + verbo no gerúndio + complemento.

Exemplos:
I have not been waiting for a girl like you.
You have not been looking too hard.
He has not been waiting too long.
She has not been dating him.
The band has not been playing for hours.
We have not been listening to this CD all day.
They have not been playing this song for a long time.

2.3 INTERROGATIVA

Have/Has + sujeito + been + verbo no gerúndio + complemento?

Exemplos:
Have I been waiting for a girl like you?
Have you been looking too hard?
Has he been waiting too long?
Has she been dating him?
Has the band been playing for hours?
Have we been listening to this CD all day?
Have they been playing this song for a long time?

3. Observações

3.1 Contrações possíveis

I have = I’ve
You have = You’ve
He has = He’s
She has = She’s
It has = It’s
We have = We’ve
They have = They’ve

Have not = Haven’t
Has not = Hasn’t

3.2 Acrescentando ING ao verbo principal: regras de ortografia

Para formar o gerúndio, os verbos recebem o sufixo ing à forma infinitiva.

do → doing drink → drinking fish → fishing
follow → following hold → holding look → looking
stay → staying study → studying wait → waiting

Há, contudo, alguns casos especiais:

Verbos terminados em e → - e + ing.

come → coming leave → leaving live → living
love → loving smile → smiling use → using

 Verbos terminados em ee → + ing.

agree → agreeing see → seeing

 Verbos terminados em ie → - ie + y + ing.

die → dying lie → lying

Verbos terminados em CVC (consoante - vogal tônica - consoante) → repete-se a consoante final e acrescenta-se ing.

get → getting shop → shopping stop → stopping

4. Situações de uso

O present perfect continuous é usado para:

4.1 Falar de uma ação que começou no passado e que se prolonga até o presente, enfatizando a duração da ação (e não o resultado da ação). Nesse caso, para expressar o tempo, geralmente usa-se since, for, all day, the whole week, etc. Exemplos:

I have been waiting for a girl like you since 1983.
The band has been playing for hours.
We have been listening to this CD all day.
They have been playing this song for a long time.

4.2 Falar sobre ações passadas que acabam de ser concluídas, cujos efeitos ou consequências são evidentes no presente. Exenplo:

I'm tired because I've been playing guitar.
I'm inspired because I've been listening to music.

4.3 Expressar um fato genérico que está em progresso em período de tempo não específico. Nesses casos podem ser usados os advérbios lately, recently, etc. Exemplos:

She has been going out with him.
I've not been listening to the Foreigners lately.

5. NÃO CONFUNDA: Present Continuous x Present Perfect Continuous x Present Perfect

O present continuous expressa uma ação que está ocorrendo no momento, agora:
She is making a cake now.

O present perfect continuous expressa uma ação que começou no passado e continua até o presente:
He has been cooking for one hour.

O present perfect expressa ações que que acabaram em um tempo não definido no passado:
She has made a cake.

Anexo: Lista de verbos irregulares (Forma-base, Passado e Passado Particípio).


TESTE SEUS CONHECIMENTOS!

1. Complete as frases
Neste exercício, você deve completar as frases corretamente. O tempo verbal é o present perfect continuous.


2. Ligue as frases
No exercício abaixo, você deve combinar as sentenças da direita com as da esquerda, a fim de formar frases coerentes. O tempo verbal é o present perfect continuous.



3. Escute e complete
Que tal praticar o listening? Neste exercício, você deve ouvir a frase e escrever na lacuna aquilo que você ouviu, a fim de completar a frase. Todas as frases apresentam o tempo verbal present perfect continuous.



MATERIAL COMPLEMENTAR

Jogo - Fernando, go to school!: Neste jogo, enquanto o aluno atravessa a tela com seu caderno contendo um verbo no infinitivo, você deve digitar a forma com -ing (gerúndio). Atenção! Você deve fazer isso antes que o menino chegue ao outro lado da tela, para fazer pontos. Há 20 verbos. Good luck!

Exercício - Matching: Ligue as frases da esquerda com a sugestão possível do que está acontecendo. Por exemplo, a frase "Ron is very tired" deve ser relacionada com "He has been working very hard lately".

Exercício - Ligue as frases: Nestes exercícios, você deve combinar as sentenças da direita com as da esquerda. O tempo verbal é o present perfect continuous. Exercícios 01 e 02.

Exercício - Complete as frases: Nestes exercícios, você deve completar as frases corretamente. O tempo verbal é o present perfect continuous. Exercícios 01 e 03.

Exercício - Coloque na ordem correta: Nestes exercícios, você deve arrastar as palavras, colocando-as na ordem correta, a fim de formar frases. Todas as frases apresentam o tempo verbal present perfect continuous. Exercícios 01 e 02.

Exercício - For ou since?: Neste exercício, você deve completar as frases corretamente com for ou since. Todas as frases apresentam o tempo verbal present perfect continuous.

Exercícios - Present perfect ou Present perfect continuous 1: Encontre nesta página vários exercícios de present perfect e present perfect continuous.

Exercícios - Present perfect ou Present perfect continuous 2: Encontre nesta página vários exercícios de present perfect e present perfect continuous.

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS:
4. Dicionário monolíngue online – Cambridge
5. Dicionário bilíngue online - Michaelis

Módulo Anterior                                                                                                     Próximo Módulo